Como curar o coração após uma separação? Com dica de ouro: CONTATO ZERO - Lisandra Zanuto

Como curar o coração após uma separação? Com dica de ouro: CONTATO ZERO

Como curar o coração após uma separação? Com dica de ouro: CONTATO ZERO

Por Lisandra Zanuto

Depois que a gente se separa leva um tempo para que a gente consiga se livrar das lembranças, dos momentos que passamos juntos e de tudo que foi vivido nesta relação. E do dia que ele foi embora até hoje você não para de pensar no seu ex, no que ele está fazendo e como anda a vida dele? Está indo lá no Facebook para fuçar na vida do seu ex marido, do seu ex companheiro?

Você fica no whatsapp o tempo toda controlando qual foi a última hora que ele entrou para ver se ele está online ou offline no whatsapp, ou está conversando com alguém, ou ainda, fica sondando entre os amigos e as amigas que têm em comum para ver se ele está saindo, com quem ele está saindo, se ele já está com outra pessoa ou não está com ninguém ainda, o que faz ou deixa de fazer?

Se você ainda está fazendo alguma dessas coisas, ou todas elas, pare agora!

Neste artigo vou falar de uma dica muito valiosa para te ajudar a curar seu coração que deve estar muito machucado. De repente você está cometendo erros, que nem está percebendo e que cada vez te deixam mais triste.

Se você acabou um relacionamento está sofrendo, está com o seu coração partido e está sentindo dificuldade de recomeçar a sua vida, por desacreditar que uma dia possa ser feliz novamente, vou te contar um segredo que é como se fosse uma regra mandatória para você parar de sofrer: CONTATO ZERO.

O que é a regra do contato zero?

Também gosto de chamar de “zero contact” a regra que diz o seguinte: depois que você acabou um relacionamento, você precisa eliminar qualquer tipo de contato com o seu ex marido. Quando eu falo qualquer, quero dizer todos os contatos possíveis. Claro que existem exceções e nós já vamos falar sobre elas, ok?

Mas vamos a prática. Se você tem o facebook dele ainda, vai lá e saí do facebook ou bloqueia ele, se você tem ainda o contato dele no no WatsApp, você vai lá e apaga o nome dele do WatsApp, se você tem amigos em comum, você simplesmente se afaste deles e comece a fazer novos ciclo de amizades, novo ciclo social para que você consiga viver nele sozinha.

Sabe por que tudo isso? Porque eu tenho certeza que as vezes que você vai lá dar uma olhadinha na timeline dele, ou que você descobre alguma coisa diferente, ou vê alguma foto, ou uma postagem, ou ainda fala com um amigo de vocês e percebe que seu ex está tocando a vida dele, que as coisas estão acontecendo e que parece que tudo na vida dele está dando certo e na sua não, isso te deixa cada vez pior, não é mesmo? Este tipo de atitude pode te deixar com a autoestima cada vez pior, cada vez mais deprimida, se sentindo muito pior, isso só te faz mal e você nem está percebendo. Para saber mais sobre autoestima clique aqui (link da artigo sobre autoestima) e aprenda a como melhorar a sua.

Então, esse é o momento para você realmente parar para pensar se não é isso que está acontecendo: todas as vezes que você tem um impulso de procurar saber, de ligar, de mandar mensagens ou de procurá-lo para conversar, como você se sente depois que fez isso?

Você não precisa nem me responder, pois eu tenho certeza que você não se sente nada bem, que isso é uma atitude que só te deixa mais para baixo, mais deprimida e cada vez mais sem energia para retomar a sua vida.

Por isso a regra do contato zero é tão importante para você que está passando por um processo de separação ou se acabou um relacionamento doloroso e ainda está sofrendo para se recuperar.

Quando existe filho na história

Tá, mas daí você vai falar: nós temos filhos, não tem como simplesmente nunca mais falar com ele.

Sabe o que você deve fazer neste caso?

Você vai minimizar o contato. Você vai fazer com que essas conversas acontecem quando for extremamente necessário, quando você tiver alguma coisa para falar sobre seus filhos. Use um tom formal e impessoal, mas se você puder mandar por email ou por mensagem mande para evitar o encontro. A ideia principal é formalizar isso. Tente não deixar ele ficar invadindo o seu espaço ou você invadir o espaço dele. Lembre-se que vocês não estão mais juntos.

Uma dica importante é você pedir para os seus filhos não trazerem notícias do mundo de lá, da casa e da vida do pai e nem levar informações suas para ele. Isso pode dificultar muito a sua recuperação.

Tem outra coisa muito importante que eu preciso esclarecer para você. Mesmo que você tenha esperança de voltar com ele, mesmo que você ache que esse casamento e essa relação ainda tem muita coisa para ser vivida ou ser experimentada, não tem problema nenhum manter o contato zero, muito pelo contrário, ele tem que existir entre vocês. Mas se um dia resolverem voltar, tudo que passou entre vocês deve estar resolvido e isso só se resolverá fazendo o contato zero para que isso aconteça de uma forma positiva.

Muitos casais acabam reatando e fica tudo bem, conseguem levar a vida de uma forma tranquila e saudável. Muitos também reatam e acabam confirmando que realmente não tem como dar certo, que a relação deles já acabou. Vai depender de cada casal.

Se você tem realmente essa esperança e é isso que você está buscando, ainda assim essa regra do contato zero é muito importante. Mesmo que tenha sido você que pediu para acabar, ou ele que tenha acabado o relacionamento, também é preciso respeitar essa regra importante. Respeitar esse espaço durante o tempo que estão longe é importante para você e é importante para a outra pessoa também.

Foco somente nele

Se você está com o foco o tempo inteiro no seu ex companheiro, quem está cuidando das suas coisas?

Se você está com o pensamento nele obcessivamente, se você está tentando acompanhar a vida dele, quem está cuidando da sua? Quem está cuidando da sua energia, das suas emoções e dos seus pensamentos? As suas emoções e pensamento é que vai criar o teu estado emocional e o teu estado físico

Se você está o tempo inteiro se desgastando controlando o que o outro está fazendo, quem está cuidando a sua vida? Quem está cuidando das suas feridas? Essa é uma responsabilidade sua: cuidar de você mesma, cuidar do seu coração, se curar, se fortalecer, recomeçar a sua vida, é uma responsabilidade sua e você não deve dar esse poder para outra pessoa, não pode colocar na mão dela.

Então, se você realmente está em um processo de dor, de fim de relacionamento, está sofrendo, está enfrentando uma separação dolorosa, essa é uma dica que vai te ajudar e muito. Claro que no começo não será fácil. Não é uma coisa fácil de se fazer, você simplesmente ir lá e cortar relações. Mas é importante que você faça o que puder. Pensa que você está fazendo isso por você e não por ele. Pense que é você que precisa se fortalecer, é você que precisa se cuidar nesse momento.

Portanto quero deixar claro para vocês. Independentemente se for para voltar para esse relacionamento, ou se for para encontrar uma outra pessoa, você precisa seguir a regra do contato zero. E aí quando você encontra uma outra pessoa, se apaixona e está pronta para uma nova vida, você vai entrar nesta relação devidamente curada e resolvida aí dentro de você. Diferentemente de você ir para outro relacionamento com tudo embaralhado, toda enrolada, carregando lixos emocionais, pois vai acabar levando isso para este novo relacionamento e as coisas tendem a não dar certo mais uma vez.

Mas eu quero te fazer uma pergunta: Quando você está tomando conta da vida do outro, quem está tomando conta da sua vida?

Sim, porque se você ocupa a maior parte do seu tempo controlando como ele está vivendo, então quem está cuidando de você? Dos seus sentimentos, das suas necessidades, das suas feridas, das carências, do seu coração partido?

Pare e seja muito honesta com você neste momento. Se manter ligada a ele dessa forma está te fazendo bem?

É claro que não.

Então pare de se enganar e achar que só mais uma olhadinha no facebook dele não vai te fazer mal, porque vai sim! É só parar e observar toda vez que você faz isso, preste atenção no seu sentimento quando você vai lá fuçar na vida dele, perceba-se, olhe como você fica triste, deprimida, irritada e se sentindo mal com isso.

Então pare imediatamente e comece a ser você o centro de suas atenções, dos seus cuidados e do seu amor. Não esqueça que é você que está precisando deste cuidado agora.

Esse é o momento da sua vida onde todo o seu foco tem que estar em cuidar de você mesma, em se fortalecer, porque não adianta, a separação já aconteceu mesmo e você já está sofrendo.

De que maneira você pode levar esse sofrimento ao seu favor? Aprendendo com ele, tirando algo de positivo dele?

O contato zero vai depender exclusivamente de você, mas acredite, você não precisa buscar essa força sozinha. Peça ajuda, busque informação, auxílio e apoio neste momento. O que está em jogo é a sua vida minha amiga.

 

Uma resposta para “Como curar o coração após uma separação? Com dica de ouro: CONTATO ZERO”

  1. Leila Alves disse:

    Muito bom Texto.Mas, como manter contato zero,quando se convive com a ´pessoa na mesma casa e esta pessoa ja esta com um outro relacionamento,mas nega, o tempo todo, e não decide de vez com o término de um dos relacionamentos,para deixar a outra seguir o caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros