Traição – Como perdoar uma??? - Lisandra Zanuto

Traição – Como perdoar uma???

Traição – Como perdoar uma???

“O Perdão é abrir mão da esperança de que o passado fosse diferente”-Oprah Winfrey-

Eu lembro até hoje do dia em que perdoei o meu ex-marido.

Foram necessários alguns anos após a separação para que eu finalmente conseguisse fazer o que, no fundo, sabia que precisava ser feito: perdoar. E foi um momento tão especial e libertador que, até hoje, tenho ele registrado no meu coração e na minha memória.

Engraçado pensar que o meu perdão não se deu num momento entre mim e ele. E muito menos na presença dele. Foi entre mim e eu mesma*. Foi nesse momento que, internamente, eu me senti livre de toda dor e sofrimento causados por aquela separação. Foi nesse momento que, lá no fundo, eu me senti quites com ele e livre para seguir a minha vida em paz.

Foi nesse momento, que uma coisa incrível e reveladora aconteceu: eu finalmente tinha conseguido me livrar daquelas amarras tão pesadas e dolorosas, que me impediam de crescer como pessoa e me entregar por inteiro para um outro relacionamento. Eu finalmente estava livre. Livre para viver outra vez, e por inteiro.

E foi também quando me dei conta de que o ato de perdoar tem mais a ver com você mesmo do que com o outro. No fundo, o perdoar alguém diz mais respeito a você do que a outra pessoa. É se livrar de uma expectativa que você criou com relação a alguém ou a alguma situação que não aconteceu. Ou que aconteceu de um jeito diferente daquilo que você esperava.

Mas, tão importante quanto perdoar o outro, é perdoar a si mesmo. Porque independentemente do motivo que levou ao fim desse relacionamento, sempre vai existir, lá dentro de você, uma voz se perguntando: onde foi que eu errei? O que deixei de fazer? Ou, ainda: por que não fiz diferente? Será que se eu tivesse feito de outro jeito não teria acabado?

Perguntas como essas são inevitáveis. E isso só aumenta ainda mais nosso senso de culpa. Mas, reconhecer que você fez o que tinha que ser feito naquele momento, dentro das suas possibilidades, significa aceitar o que aconteceu. E a aceitação nos lança para a realidade. O autoperdão traz o desapego da situação e da emoção que te prende àquele passado. Reconhecer que o passado passou e que nada poderia ser diferente abre o nosso coração para novas possibilidades. E é libertador.

É claro que você pode dizer: “Mas não queria que tivesse acabado assim”. Mas acabou. E agora o que você vai fazer a partir disso é que é a questão.

Ressignifique seu passado.

Quer saber como? Pois este exercício pode te ajudar:

Escreva, em um caderno, três dos momentos mais difíceis durante o seu processo de separação. Na sequência, escreva, para cada um desses momentos, no mínimo dois aprendizados positivos que você teve nesse processo.

Quais aspectos te fizeram crescer? O que você vai levar para um futuro relacionamento como experiência positiva? Que pessoas novas você acabou conhecendo e que caminhos novos se abriram por conta desse acontecimento?

Deixe ir. Liberte-se desse peso que você carrega. Faça uma faxina emocional e abra seu coração para o novo entrar.

Uma resposta para “Traição – Como perdoar uma???”

  1. […] foi a última vez que você verdadeiramente perdoou alguém? Pode ser alguém do seu passado, do seu futuro ou você […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros