Sete passos incríveis pra você ser mais FELIZ - Lisandra Zanuto

Sete passos incríveis pra você ser mais FELIZ

Sete passos incríveis pra você ser mais FELIZ

Por Lisandra Zanuto

Depois de uma separação é bem comum nos desestruturam em várias áreas da nossa vida, entre elas podemos falar a financeira, a emocional e até mesmo a saúde. Você pode começar a sentir várias emoções que antes não eram tão relevantes e que agora estão muito presentes como raiva, angústia, ressentimento, mágoa, solidão, medo e muita tristeza.

Leia também: 

Como recuperar sua autoestima após a separação?

Como a gratidão pode te ajudar no pós-separação?

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a felicidade. Não a felicidade abstrata, mas sim aquela que gera bem-estar no nosso dia a dia e na nossa rotina dentro da vida que temos hoje. Não vamos falar da felicidade quando você melhorar, quando você encontrar um novo amor ou um trabalho novo, vamos falar de como ser mais feliz agora.

Sabe por quê? Porque a vida acontece agora, ela não está no que passou e nem no que estar por vir. A única coisa que temos é o presente e é agora que precisamos ser felizes. Geralmente perdemos oportunidade de estar engajada com o que temos de real, que é o momento presente, por voltarmos nosso pensamento no que passou, remoendo nossas tristezas ou pensando como poderíamos ser mais felizes no futuro.

O que acontece é que as pessoas acreditam que primeiro tem que ter sucesso para depois ser feliz, que só alcançando o que tanto se almeja você vai encontrar a felicidade. Mas a psicologia positiva comprova que essa equação é feita ao contrário: quanto mais feliz você for na vida, mais sucesso você terá e maiores serão as suas chances de ser feliz.

Então, a partir deste artigo vamos aprender a inverter essa equação e para te ajudar a ser mais feliz, vou listar os 7 passos principais para ser mais feliz agora na sua vida diária, sem esperar que os seus grandes sonhos e metas se concretizem. 

1º Passo – Pare de focar no negativo

As pessoas são condicionadas a olhar para as coisas de uma forma negativa e estar sempre reclamando e lamentando, porque faz parte do ser humano e é assim que as pessoas vivem e convivem com outras. Não estou falando que você tem que achar bom as coisas ruins que acontecem na sua vida, o que eu estou falando é que você precisa ver o lado positivo até mesmo nas situações ruins, colocando o foco nas coisas boas e começando a pensar o que fazer a partir daí.

Você sabia que quando pensamos positivamente estamos estimulando o nosso cérebro a buscar soluções para a nossa vida? Ao contrário, se você fica no foco negativo, você não dá a chance ao cérebro de conseguir soluções. As emoções negativas, limitam os nossos pensamentos, enquanto as emoções positivas, ampliam nossa capacidade de enxergar novas possibilidades.

A felicidade e o pensamento positivo proporcionam uma vantagem química e concreta nas pessoas e são chamadas de benefícios da felicidade. Tudo que acontece na sua vida são fatos neutros e é o teu julgamento que vão deixar ele ser algo bom ou ruim e, como você vai reagir é o que vai dar interpretação para o acontecimento.

É o caso do seu divórcio. Aconteceu e você não vai poder ficar se lamentando para o resto da vida, sendo vítima de uma coisa que aconteceu e não tem como voltar a trás. Você precisa olhar para essa situação com muita responsabilidade e muita maturidade e falar: “Bom, não era isso que eu queria que tivesse acontecido, mas aconteceu. O que eu vou fazer daqui para frente com isso?”.

Essa é uma escolha sua e olhar para essa separação por uma perspectiva positiva. Você precisa fazer um recorte positivo desta situação. O que você fazer com isso é o que vai definir a sua vida daqui para frente, alimentando o que te fortalece e não o que te enfraquece.

Focar no positivo é um benefício da felicidade e tudo isso é conquistado através de treino. Uma boa dica é parar de ver telejornais que tragam só notícias ruins e evitar pessoas negativas e tóxicas. Lembre-se, onde você coloca a tua energia é onde as coisas florescem. O objeto ao qual dedicamos o nosso tempo e focamos a nossa energia mental, pode de fato se transformar na nossa realidade.

2º Passo – Pare de reclamar

Esse passo está completamente ligado ao anterior, pois precisamos ter cuidados com nossas palavras. Tem uma frase que eu gosto muito e diz assim: “A gente vive no nível do que sai da nossa boca”. Precisamos cuidar com as palavras, pois elas têm muita força. Elas podem ser usadas para ferir e machucar as pessoas e até mesmo a nós mesmo. O que está saindo da sua boa? Você parou para escutar?

Se você só consegue reclamar da vida, criticar e julgar os outros. O que será que você tem no coração? A gente fala daquilo que o nosso coração está cheio. Então preste muita atenção.

Você sabia que reclamar é um hábito? Então vamos inverter este hábito, ao invés de reclamar, vamos tentar substituir por uma coisa boa. Um bom exercício é todos os dias e se olhar no espelho e falar para você mesma: hoje não vou reclamar. E todas as vezes que você reclamar de algo, volte para o espelho e repita a frase.

3º Passo – Injete positividade no seu ambiente

A neurociência já comprovou que é muito importante você estar em um ambiente que também estimule a positividade para você se sentir positivo.

Não é gostoso quando você está em seu ambiente de trabalho e olha para o lado e tem uma foto da sua família, dos seus filhos ou de uma viagem que você gostou muito de fazer? Não é realmente animador olhar essas imagens no meio de um dia estressante? Imediatamente já te dá uma sensação de bem-estar. Então uma boa dica é espalhar fotos de quem você ama e de momentos felizes pela sua casa, além de usar cores alegres para tornar o ambiente mais agradável e trazer positividade para o seu dia-a-dia.

Uma pesquisa mostrou que 20 minutos ao ar livre, também pode ampliar a sua capacidade de pensar, além de melhor a sua memória operacional e gerar bem-estar.

4º Passo – Encontre algo que você aguarde com expectativa

Muitas vezes a parte mais agradável de alguma coisa, de uma atividade ou de uma coisa que você quer é esperar por ela. Um exemplo é uma festa de aniversário. Você vive tão intensamente aquele momento antes de chegar o grande dia que essa espera acaba sendo mais recompensadora que a própria festa. Por isso esperar por uma coisa que você quer muito, acaba sendo mais gostoso do que a coisa em si.

Isso pode ser uma coisa simples, como por exemplo um passeio no fim de semana ou assistir um filme. Pesquisas mostram que os níveis de endorfina de uma pessoa que está esperando para ver um filme que gosta muito, por exemplo, pode aumentar em 27%. Isso é uma prova que podemos ajustar nossos níveis de felicidade quimicamente.

Encontre alguma coisa pelo qual você vai aguardar com expectativa. Pode ser coisas pequenas, não importa. Só de você pensar que amanhã quando você acordar vai aplicar esses passos para ser mais feliz, isso já vai aumentar a produção de endorfina no seu organismo.

Outra coisa legal de fazer para aumentar a sua expectativa é colocar no calendário todos os seus sonhos e desejos. Não importa se é um grande desejo ou um simples plano, o importante é ele ter uma data para acontecer e você ficar esperando por ela. Todos esses eventos serão motivadores de expectativas para você ser mais feliz.

5º Passo – Cuide bem do seu bem-estar físico

Falamos até agora de pensamentos e atitudes do nosso ambiente externo. É pouco provável você sentir bem-estar se você não está bem fisicamente. Como gerar esse bem-estar?

  • Tome muita água. A água desintoxica, nutre e hidrata o seu corpo e as suas células. Além de fazer bem para pele e para os nossos órgãos, a água energiza a tua vida.
  • Durma o suficiente, independente de quantas horas você precisa para se sentir bem, respeite o seu corpo.
  • Tenha uma alimentação consciente e limpa. Escolha comer frutas e verduras para cuidar do seu corpo e do seu físico.
  • Faça atividade física. Escolha algo que não seja uma obrigação para você e sim um prazer para que você se mexa por no mínimo 15 minutos por dia. A atividade física libera um dos principais hormônios do bem-estar, a endorfina.

6º Passo – Medite

Hoje em dia a neurociência consegue descobrir várias coisas do ser humano através de escâner do cérebro. Em uma dessas pesquisas eles escanearam o cérebro de monges budistas e puderam constatar que eles têm um aumento do córtex pré-frontal, que é o principal responsável pelo sentimento de felicidade. Essa foi a maior prova de que a meditação aumenta o seu córtex pré-frontal e, por consequência, o sentimento de felicidade. Além deste, existem vários outros estudos falando dos benefícios da meditação para a felicidade.

Uma dica para começar a meditação é parar por cinco minutos por dia só para prestar atenção na sua respiração, você já vai sentir seus níveis de estresse e sua tenção ir diminuindo. Mas fique tranquila, tudo isso é prática que com o treino você vai sentindo ainda mais os benefícios que a meditação pode trazer para a sua felicidade e para o seu dia a dia.

7º Passo – Pratique a gratidão

Esse passo por si só pode mudar significativamente a sua vida. É uma coisa super simples, mas é o que mais prediz a felicidade, ela é a porta de entrada da felicidade. Depois que você começar a praticar a gratidão você vai ver as mudanças reais na sua vida. Não tem como você ser verdadeiramente feliz se você não for uma pessoa grata, se você não consegue reconhecer o que tem de bom na vida. A gratidão também é a melhor forma de treinar o seu cérebro para as coisas positivas.

Se você olhar a sua experiência com a gratidão você vai ter as repostas que precisa. Quando você ganha algo que realmente é valioso para você e essa coisa é lhe dada, algo que você não comprou e não teve que trabalhar para conseguir e nem recebeu de troca por algo que você fez. Foi algo que você realmente ganhou sem pedir e sem esperar, algo que foi genuinamente dado. E esse algo é muito valioso para você? Então a gratidão surge espontaneamente no seu coração e por consequência a felicidade. É assim que a gratidão funciona.

Para você saber mais sobre gratidão, leia meu artigo sobre gratidão que foi especialmente com esse tema. Só não esqueça, a gratidão é como um músculo. Quanto mais você pratica, mais esse músculo se fortalece dentro de você. 

Lembre-se também que senso comum não é a mesma coisa que prática comum. Não adianta nada você ler e apreender isso tudo se não colocar em prática. Coloque esses passos em prática e você será cada vez mais feliz.

Para conquistar a felicidade que tanto desejamos também é necessário se esvaziar. Desapegar de todo lixo emocional que armazenamos do passado. Fazer uma faxina, autoavaliação de todas as áreas da vida e reprogramá-las para uma nova jornada, foi por isso, que criei o Programa “S.O.S. Divórcio”. Com ele, você vai se desligar da sua história passada, retomar o controle da sua vida, se fortalecer emocionalmente e começar um novo ciclo. Saiba mais clicando aqui.

Com amor,

Lisandra Zanuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros