Respirando Emoções - Lisandra Zanuto

Respirando Emoções

Respirando Emoções

“O primeiro ato da nossa vida é uma inspiração e o nosso último ato uma expiração.”

Você já parou em algum momento pra prestar atenção na sua respiração?

A maioria das pessoas não sabem, mas o ritmo da nossa respiração está ligada diretamente a nossas emoções. Para cada emoção existe um ritmo respiratório correspondente. Observe-os!

Quando estamos em paz, por exemplo, a nossa respiração é tranquila, espaçada – longa – quase imperceptível. Quando estamos ansiosos a respiração é curta e parece que o ar nem entra direito no peito.

Sempre que alguma cliente me procura em algum momento de desespero ou dificuldade a primeira coisa que eu falo é “respira”. O simples fato de você tomar consciência por um momento da sua respiração trás um alívio imediato aquele aperto no peito que a gente sente de vez quando. Experimente!

Durante este exercício você vai perceber que a respiração é uma ferramenta poderosa no controle de suas emoções.

O uso consciente da respiração fortalece o sistema imunológico, melhora o sono, gera clareza mental, melhora o foco, alivia a tensão emocional e traz a mente para o momento presente. Quando você está no momento presente você se livra de muitas emoções desagradáveis.

Quando a mente está no futuro ela cria expectativas, ansiedades e inseguranças, mas quando ela passeia pelo passado, normalmente ela traz sentimentos carregados de arrependimento, culpa e raiva . Estas sensações acabam drenando todas as nossas energias e nos torna pessoas extremamente negativas.

Sempre que você estiver experimentando sensações desconfortáveis pare um momento e pergunte-se: Aonde estão meus pensamentos? No passado, no agora ou no futuro? Essa simples pergunta pode te dizer muito sobre o que você anda sentindo.

Quanto mais você toma consciência do que anda sentindo e pensando, mais controle você tem sobre as suas emoções, mais equilíbrio emocional você tem pra enfrentar os desafios diários da sua rotina.

Respire. Observe sua respiração. Aceite seus pensamentos com leveza. Viva o momento presente e seja feliz. Afinal é isso que a gente busca a todo momento.

2 respostas para “Respirando Emoções”

  1. […] a mente humana ou está viajando pelo passado – remoendo coisas que já aconteceram –  ou no futuro. O que me faz pensar com bastante clareza que estamos perdendo a oportunidade de estarmos com os […]

  2. […] e imagine ela caindo da sua mão, indo embora. Observe como você se sente mais aliviada e leve. Respire profundamente e traga para o momento a sensação de que as coisas podem ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros