O que é inteligência emocional e por que você precisa desenvolvê-la

O que é inteligência emocional e por que você precisa desenvolvê-la

O que é inteligência emocional e por que você precisa desenvolvê-la

Você sabe o que é inteligência emocional? Esse termo tem a ver com a forma como identificamos e lidamos com as nossas emoções. E isso é capaz de melhorar significativamente diversas áreas da sua vida. 

Aliás, a inteligência emocional é tão importante que existem estudos que mostram como ela impacta os relacionamentos amorosos, o sucesso profissional e a sua percepção sobre a pessoa mais importante da sua vida: você mesma.

E, neste artigo, eu vou te mostrar os principais benefícios de entender o que é inteligência emocional e por que desenvolvê-la agora mesmo!

Leia também:
>> Respirando Emoções
>> 12 dicas pra você se livrar da ansiedade

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um termo que vem da área da psicologia. E esse assunto se tornou mais popular a partir dos estudos e dos livros do psicólogo americano Daniel Goleman.

De forma resumida, se você quer entender o que é inteligência emocional, precisa compreender 4 coisas importantes:

  1. Nós estamos constantemente sendo impactados por emoções.
  2. As emoções geram reações fisiológicas em nosso organismo.
  3. A vida sem emoção não existe. 
  4. Não conseguimos controlar as emoções, mas podemos aprender a gerenciar as nossas reações fisiológicas.

Com isso em mente, quero te perguntar uma coisa: como você reage em uma situação em que sente ansiedade? Provavelmente se sente nervosa, com senso de urgência e sem paciência, não é mesmo?

Essas são reações fisiológicas para a emoção que você está sentindo no momento. E entender o que é inteligência emocional vai te dar as ferramentas certas para lidar melhor com tudo isso.

3 Benefícios da Inteligência emocional

Entre os grandes benefícios da inteligência emocional, ouso dizer que o mais importante é o autoconhecimento. 

E isso nos ajuda a acolher os nossos sentimentos, a lidar melhor com situações inesperadas e permite que a gente consiga resgatar a nossa identidade e poder pessoal.

Afinal, a partir do momento em que olhamos com consciência e cuidado para as reações do nosso corpo, ficamos mais atentas para identificar gatilhos que possam abrir alguma ferida emocional e para nos libertar de coisas que nos fazem mal.

Aliás, de acordo com um estudo de 2019 de uma publicação suíça, compreender o que é inteligência emocional e aplicá-la na nossa vida é capaz de causar mudanças muito positivas, inclusive melhorando a nossa felicidade e satisfação.  

Mas, se você ainda não se convenceu da importância do assunto, não se preocupe. Agora, eu vou compartilhar mais 3 benefícios que, com certeza, vão mudar o seu pensamento. Confira!

1. Você se torna uma pessoa mais consciente

A inteligência emocional nada mais é do que um contínuo processo de autoconhecimento sobre as emoções e as reações que elas causam em nosso organismo.

E ela te ajuda a estar mais consciente sobre os seguintes pontos:

  1. Quais são as emoções que impactam a minha vida diariamente?
  2. Em quais situações eu me aproximo das emoções básicas: medo e alegria?
  3. Que tipo de reação fisiológica acontece com o meu organismo?
  4. Eu criei memórias afetivas, positivas ou negativas, sobre algum tipo de situação? Exemplo: traições, decepções amorosas, traumas ou sensações alegres.

Com isso, você consegue estar atenta no momento presente para conseguir identificar gatilhos das reações causadas por determinados tipos de emoções.

O benefício disso? Você resgata o seu poder pessoal e tem a força para se afastar de uma situação negativa quando for necessário, evitando conflitos externos e internos.

Afinal, entenda que você só é capaz de controlar as suas reações se aprender a identificá-las. Então, a partir de agora, preste atenção a todas as sensações do seu organismo em situações de estresse, de ansiedade, de alegria, de medo, de tristeza etc.

2. Você consegue saber o que fazer em situações diferentes

A partir do momento em que você percebe o que é inteligência emocional, passa a prestar mais atenção aos sinais do seu corpo. E, assim, aprende o que fazer em qualquer situação, das mais normais às inesperadas.

Assim, consegue impactar positivamente a sua relação com os outros e consigo mesma. Quer um exemplo? Segundo um estudo indiano, desenvolver a inteligência emocional melhora significamente o relacionamento amoroso, pois:

  • Esse tipo de inteligência cria um laço entre você e o outro, já que vocês trabalham o autoconhecimento sobre os próprios sentimentos.
  • Vocês entendem melhor a reação que o outro tem em determinadas situações.
  • Você aprende a respeitar o espaço de respiro que o outro necessita em situações que representam algo fora da zona de conforto, e vice-versa.
  • Vocês aprendem a ceder quando necessário, trazendo mais satisfação para o relacionamento amoroso e, por consequência, menos desentendimentos.

E esses são apenas exemplos de um relacionamento amoroso, não é mesmo? Imagine, então, na relação profissional, familiar e, até mesmo, em situações cotidianas, como lidar melhor com o estresse do trânsito.

3. Você muda a percepção sobre as situações da vida

Outra grande vantagem de desenvolver a inteligência emocional é a capacidade de mudar a sua percepção sobre situações e sentimentos. E isso tem muito a ver com algo que venho trabalhando desde 2015 com as minhas pacientes e mentorandas: como se libertar do lixo emocional.

Ao longo da vida, vamos passando por situações que nos machucam, como separações, decepções amorosas, relacionamentos tóxicos etc. Tudo isso vai trazendo mágoa, culpa, rancor, ressentimento e tristeza para a nossa vida.

Assim, você vai, pouco a pouco, enchendo a sua bagagem emocional com coisas que te fazem mal. E o que acontece na maioria das vezes é que não curamos essas feridas de forma apropriada.

De maneira resumida, desenvolver a inteligência emocional te ajuda a se libertar da bagagem do passado e permite que você aprenda a lidar melhor com os seus sentimentos e reações fisiológicas.

Dessa forma, você consegue mudar a percepção que tem de uma determinada situação, evitando que aquilo te machuque novamente ou que te deixe mal e sem esperança.

Interessada em aprender e a desenvolver o que é inteligência emocional na sua vida? No grupo Mulheres Inteiras, eu te ajudo a fazer as pazes com você mesma e a trilhar o caminho do autoconhecimento. Clique aqui para saber mais.

Os comentários estão desativados.

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros