Descubra se você está vivendo ou já viveu alguma RELAÇÃO ABUSIVA!

Descubra se você está vivendo ou já viveu alguma RELAÇÃO ABUSIVA!

Por Lisandra Zanuto

Uma relação abusiva não é vivida somente entre homem e mulher ou em um relacionamento amoroso, ela pode se dar no trabalho, entre amigos e até dentro da família, enfim, em qualquer lugar que exista uma troca de relacionamento pode existir uma relação abusiva.

Embora existam vários tipos de relação abusiva, neste artigo vamos focar nas relações amorosas, ok?

O que é relação abusiva?

Um relacionamento abusivo acontece quando um dos lados da relação tem mais poder do que o outro. O contrário da relação abusiva é a relação saudável, que funcionam quando os dois lados são parceiros e confiam um no outro.

As relações abusivas podem se apresentar de diversas formas, como agressão física, ofensas, pressão psicológica, intimidação, injúria, ameaças verbais e abusos morais.

Dentro de um relacionamento amoroso uma relação abusiva pode causar traumas e danos morais irreparáveis, como também a sensação de impotência diante das agressões. Você sabia que a violência psicológica pode ser mais perigosa do que a física? Tudo isso porque envolve emoções.

Como saber se estou vivendo uma relação abusiva?

 

Vou listar algumas dicas para você saber se está vivendo uma relação abusiva se livrar dela o quanto antes.

1 – Ciúmes e possessividade

Quando seu namorado sente ciúmes de tudo e de todos. Você percebe que ele tenta te isolar dos seus amigos, dos colegas de trabalho e até da sua família. Um homem abusivo vê a sua mulher e seus filhos como sua propriedade. Ele ainda costuma acusar você sem razão de traição ou de dar em cima de outros homens. Quando você chega em casa ele pergunta onde você estava e com quem de uma forma acusadora.

2 – Quer mandar no seu corpo e no que você usa

Ele fica pedindo para você não usar mais maquiagem e nem algumas roupas como saias, vestidos e decotes. E não é só isso, ele quer mandar naquilo que você come, que você bebe, que cor de esmalte você usa, no corte de cabelo, na cor, no calçado, em tudo. Muitas vezes isso acontece na forma de um pedido calmo e até carinhoso, por isso, na maioria das vezes você não percebe e acha que seja um pedido simples e acaba cedendo e esquecendo dos seus próprios gostos.

3 –  Controle sobre a sua vida

Uma pessoa abusiva exige que o seu tempo e você sejam o centro da sua atenção. Ele tem o hábito de controlar tudo, inclusive as suas finanças e exige que todas as atividades sejam feitas juntos. A liberdade de quem sofre esse tipo de relação é cercada e vai acabando aos poucos, pois você começa a ser privada de fazer coisas que sempre fez e sempre gostou de fazer. Todas as vezes que você demonstra algum sinal de independência ou força ele se torna agressivo e raivoso.

4 – Superioridade

O homem abusivo, assim como a mulher, sempre está certo, tem que ganhar sempre ou estar sempre no comando. Ela sempre justifica suas ações de modo que pareça que ele esteja certo para você e para todo mundo. Ele sempre falará com você com ar de superioridade, de cima para baixo para poder se sentir melhor e se manter no poder. Abusadores são inseguros e esse falso poder faz com que eles se sintam melhores a respeito de si mesmo.

5 – Faz você abandonar amizades e a família

É muito comum que você deixe de sair com algumas pessoas só porque seu namorado quer. Os motivos são vários e intermináveis, pode ser porque aquela amiga ele não gosta, o amigo está dando em cima de você, outra amiga só quer separar vocês, tudo isso na visão dele. A lista não termina nunca, muito pelo contrário, só aumenta com o tempo e você não percebe, porque ele sempre pede daquele jeitinho que você acha que é só para o seu bem.

6 – Acaba com a sua autoestima

Sem você notar a pessoa abusiva vai te apagando. Ela vai contaminando a sua autoconfiança e realçando os seus defeitos e sempre dizendo que ela é a única pessoa que poderia gostar de você. Essas coisas podem ser faladas em relação ao seu corpo, a sua inteligência, ao seu jeito, à sua sexualidade e em tudo que está relacionado a você. Com o passar do tempo você vai se sentindo menosprezada, tão ruim, tão inútil que você acaba acreditando em tudo que anda ouvindo.

7 – Mudança de opinião e humor

Você começa a perceber que o seu companheiro consegue mudar seu humor de agressivo para humilde, sempre se desculpando e tornando-se amoroso depois que ele comete alguma atitude abusiva. Geralmente suas ações não correspondem a suas palavras. Ele costuma quebrar promessas, diz que ama você e depois abusa da sua boa vontade e da sua vida.

8 – As regras vale só para você

Mesmo ele agindo de uma maneira com você, quando você fizer alguma coisa parecida com ele, ele não vai aceitar, pois as regras que vale para você não vale para ele. Você tem que se afastar dos seus amigos, ele não precisa ficar longe dos dele, você deixa de ir a festas, mas ele não. Cada dia você se sente pior, sua autoestima está mais baixa e sua autoconfiança destruída, mas ele está cada dia melhor. Não é que ele precise passar pelo mesmo que você está passando, o ideal seria que ninguém passasse por isso para ter uma relação saudável.

9 – Depressão

Relações abusivas podem desencadear um quadro de depressão. Para você saber mais sobre a depressão, clique aqui e leia este artigo.

10 – Abuso sexual

Uma coisa eu tenho que te dizer: você não tem obrigação de fazer nada, você só faz o que quiser, quando você quiser e do jeito que quiser, mesmo que seja com o seu companheiro. O sexo é para ser um prazer e não uma coisa ruim e forçada. Em relacionamentos abusivos é bem comum que as mulheres se sintam obrigadas a transar. Elas geralmente se sentem culpadas de não fazer o que eles querem e acaba cedendo.

Lembre-se que você pode estar sofrendo de abuso em uma relação, mas você também pode estar tendo atitudes abusivas com o seu namorado, pois isso não são atitudes masculinas e sim de pessoas que estão precisando de ajuda.

Se você mantém uma relação, mesmo ela sendo abusiva, pensando que um dia ele irá mudar, saiba que isso pode não acontecer. Uma pessoa abusiva não muda sem uma terapia de longo prazo e de um tratamento psicológico.

Você não precisa e não deve viver em um relacionamento abusivo onde você é agredida, desrespeitada e sugada energeticamente e emocionalmente. Claro, que muitas vezes você não tem como simplesmente tirar essa pessoa da sua vida, você vai ter que trabalhar isso em você para lidar melhor com a situação.

O seu companheiro precisa entender que ele precisa de ajuda para mudar. Mas se mesmo assim ele não demonstrar que está disposto a procurar ajuda, então você vai ter que agir para se proteger e proteger seus filhos, se vocês tiverem. Na maioria das vezes um relacionamento abusivo acaba em separação e quando o homem perceber que o que ele estava fazendo estava acabando com você, com a sua família e com a relação, ele costuma se arrepender e pedir perdão. Vou te dar mais uma dica: não perdoe se ele não quiser buscar uma ajuda profissional de um médico ou de um terapeuta, pois essas atitudes são sinais de doença.

Seja você mesma, com todos os seus defeitos e qualidades. Não deixe ninguém te diminuir e te rebaixar. Cada pessoa é única e você também é assim. Se ame, se conheça e você vai saber quais são os seus pontos fortes e seus pontos fracos. Você só vai ser feliz em um relacionamento se ele for saudável e recíproco. Não podemos amor por nós e por eles e nem respeitar pelos dois. Tudo tem que ser recíproco e mútuo e as coisas da vida que vocês não sabem, vocês aprenderão e crescerão juntos. 

Um super beijo,

Até o próximo post!

 

Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail conteúdo exclusivo.

Inscrição feita com Sucesso! Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *