Conheça as 5 crenças que te impedem de perdoar

Conheça as 5 crenças que te impedem de perdoar

Por Lisandra Zanuto 

Você ainda não conseguiu perdoar o seu ex companheiro? A maioria das pessoas têm muita dificuldade de perdoar, principalmente quando está fragilizada por uma separação. Algumas pessoas conseguem acessar o sentimento de perdão com mais facilidade do que outras, mas a verdade é que na grande maioria das vezes nós, seres humanos, temos muita dificuldade em perdoar.

Leia também: 

Como se libertar do lixo emocional de outros relacionamentos?

Traição – Como perdoar uma???

 

Sabe por quê?

Porque acreditamos em muitas crenças que estão por trás do perdão e que vem de encontro com as coisas que acreditamos que acontece quando perdoamos alguém.

Na última pesquisa que fiz com minhas alunas dos Programas “Separei e Agora?”“S.O.S Divórcio”, me mostrou que 76% das minhas alunas estavam separadas por causa de traição. E nesse caso específico é muito mais difícil perdoar, pois, não é só o fato da pessoa ir lá e sair com outra, envolve muito mais coisas, não é mesmo? É uma traição de tudo que vocês viveram, de todos os planos que vocês tinham, todos os sonhos. Talvez por isso a gente leve tanto tempo para conseguir perdoar uma traição em um relacionamento.

O ato de perdoar não quer dizer que você está aceitando o que foi feito para você, simplesmente você não quer mais viver amarrada neste assunto. Grande parte das mulheres passam anos esperando que o seu ex venha pedir perdão e mostre arrependimento pelo que fez. O tempo passa, ele já refez a vida dele, e a mulher ainda esperando que ele volte para buscar o perdão, sem perceber que isso nunca vai acontecer.

Para você entender melhor o que pode estar te impedindo de perdoar, trouxe neste artigo algumas crenças que existem por trás do perdão e que acabam dificultando ainda mais esse processo. Coisas que nem percebemos que existe e que acreditamos. Para te ajudar a perdoar de uma vez por todas tudo o que seu ex marido fez ou te fez passar, vou apresentar neste artigo as 5 crenças que te impedem de perdoar e seguir a sua vida sem essa mágoa e sem essa dor que já faz parte do passado.

1ª Crença – O perdão acontece de uma vez só

Ou você perdoa ou não perdoa, e quando você perdoa você acredita que tudo estará resolvido. Mas não é bem assim que acontece.

Eu costumo falar com minhas alunas que o perdão é igual tomar banho, você tem que praticar ele todos os dias. Perdoar não acontece como um passe de mágica, o perdão é uma escolha que você vai fazer todas vezes que você for tomada por aquelas lembranças ruins, ou quando sentir aquele nó na garganta de raiva, de ressentimento ou de mágoa só de lembrar de ter sido enganada, traída e muitas vezes humilhadaÉ nesse momento que você vai escolher perdoar, você escolhe que toda essa memória não fique presa em você.

Perdoar é um ato que você vai praticando e, com o passar do tempo, vai aliviando esse ressentimento e essa mágoa que você sente lá dentro do coração. Perdoar é um processo.

2ª Crença – Achar que quando você perdoar, imediatamente todo o sentimento ruim se transforma em bom

Com certeza se fosse assim seria muito mais fácil e melhor. Mas, infelizmente, não é bem assim que acontece. Para falar a verdade, eu nunca vi em todo esse tempo que estou trabalhando com mulheres que sofrem com a separação, alguém perdoar e transformar tudo de ruim que sentia em amor e compaixão. Imagine você, se já é tão difícil perdoar, imagine transformar toda a sua raiva e ressentimento em amor e compaixão? O ser humano ainda não é tão evoluído assim para conseguir ter atitudes como essa.

A maioria das pessoas não conseguem perdoar porque ainda sentem emoções negativas quando pensam no seu ex-companheiro. Mas você tem que ter em mente que perdoar não vai livrar você do que aconteceu ou vai apagar o passado, isso não existe. Quando você realmente perdoar não vai acontecer isso, transformar os pensamentos negativos em positivos. O que vai acontecer é você escolher se livrar de ficar presa e ficar lutando contra essa história. Perdoar é abrir mão e se livrar disso de uma vez por todas.

É bem normal você perdoar uma pessoa e continuar não gostando dessa pessoa, não sentindo amor por ela. Lembre-se de que você é um ser humano.

3ª Crença – Achar que quando você perdoa, é você que estava errada

Muitas vezes acreditamos que quem erra é que tem que pedir perdão, mas não é verdade, isso não existe. Isso não tem a ver com perdão, tem a ver com julgamento interno seu com a pessoa, assim como o que é certo e o que é errado.

Quando perdoamos alguém, não quer dizer que você concorda com o que essa pessoa fez para você, ou que vai apagar o que aconteceu. Quando você perdoa alguém, você não está negando o que o outro te fez, você está se libertando de viver naquele nível, de ficar presa como se tivesse que devolver o ódio e o ressentimento para aquela pessoa, mas quem vive afetada por esses sentimentos ruins é você mesma. Perdoar tem a ver com você e não com a outra pessoa.

4ª Crença – Acreditar que você vai perdoar sem ter nada em troca

É como se você acreditasse que perdoar uma pessoa faria bem para ela e que se não perdoar será como se fosse um castigo para a pessoa que te feriu. Deixe para trás esse pensamento de que perdoar sem ela ter pedido perdão, ter se humilhado ou ter admitido que errou é errado. Perdoe por você.

O não perdoar não é um troco que você está dando para a pessoa que te feriu. Você deve perdoar para você se libertar desta situação. Perdoar tem mais a ver com você do que com a outra pessoa. Se é uma coisa que te fez tanto mal, o melhor realmente é se libertar desta situação.

5ª Crença – Acreditar que quando você perdoa você vai esquecer o que te aconteceu

Tudo que aconteceu com você foi muito forte e muito dolorido, por isso muitas vezes não queremos perdoar porque achamos que perdoando vai apagar o que aconteceu na sua vida. Às vezes preferimos mostrar para a pessoa o quanto aquilo machucou, ao invés de perdoar. O que acontece é que quando você conseguir perdoar, isso não vai desaparecer. O que que aconteceu com você, já aconteceu, não tem como passar uma borracha no seu passado.

Se você foi traída, humilhada, rejeitada, machucada física e emocionalmente, quando você perdoar essa pessoa isso não vai deixar de existir, ela fez isso e pronto. Mas quando você perdoa, tudo isso vai para outra gavetinha do seu cérebro, uma que fica mais escondida. Você sabe o que aconteceu, mas você escolheu não ficar mais presa naquele momento triste que você viveu. Você não vai esquecer, mas também não ficará mais lembrando a todo momento.

Quando você começa a se livrar dessas crenças em relação ao perdão, as coisas vão ficando mais claras e menos difícil, pois você vai começar a entender o bem que perdoar faz para você mesma.

Concordo que não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é bem complicado. Mas sabia que você não precisa fazer isso sozinha? Para entender um pouco mais como posso te ajudar a se livrar dessas dificuldades, se inscreva no Programa S.O.S Divórcio e você terá todas as informações que precisa. Tenho certeza que posso te ajudar.

Mas não esqueça, o perdão não é um sentimento, é uma escolha e ele deve ser feito entre você com você mesma. No momento que você conseguir perdoar, você vai conseguir se livrar desse sofrimento e seguir a vida em paz sem aquelas amarras tão pesadas e dolorosas que te impedem de crescer como pessoa e entregar-se por inteiro para um novo relacionamento. Não precisa ser de um dia para o outro. Exercite o perdão, pratique se livrar desse mal que está te deixando presa ao teu passado e te impedindo de seguir em frente e voltar a ser feliz.

Por isso eu sou tão a favor do perdão, porque acima de qualquer coisa o perdão é para você e não para os outros.

A descoberta de uma traição é uma das sensações mais dolorosas para um casal, principalmente, para nós mulheres. Costumo comparar essa situação como navio sem direção, parece que a sensação de navegar por águas desconhecidas nunca vai acabar. É sufocante, parece que aquela dor nunca vai passar. As primeiras impressões que ficam em você é que aquela ação é totalmente imperdoável, inaceitável. É revoltante, eu sei. Mas como tudo nessa vida, a traição pode ser superada sim. Cabe a você escolher o que deverá fazer.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a entender as principais crenças que te impedem de perdoar o seu ex-companheiro e seguir uma vida nova. Por isso, vou deixar o link de outro artigo que fala sobre superação de uma traição amorosa. É importante que você perceba que cada caso é um caso, e nem sempre a traição será a motivação definitiva para o fim do relacionamento, mas tenho certeza que essas 10 dicas de como superar uma traição amorosa irão te ajudar.

Com amor,

Lisandra Zanuto

 

 

Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail conteúdo exclusivo.

Inscrição feita com Sucesso! Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *