Como seguir em frente depois da separação se o ex não te deixa viver?

Como seguir em frente depois da separação se o ex não te deixa viver?

Como seguir em frente depois da separação se o ex não te deixa viver?

Passar pelo divórcio não é nada fácil. E seguir em frente é um processo que exige força e um passo de cada vez. Mas o que fazer quando você quer continuar a sua vida e o seu ex fica preso à história do passado?

Sim, isso pode acontecer. Afinal, foram anos vivendo juntos, dividindo sonhos e construindo planos. Então, é comum que as lembranças e a saudade surjam no meio do caminho.

Porém, o problema é quando você não consegue se abrir às novas possibilidades porque o seu ex continua te procurando ou mexendo com o seu emocional.

Por isso, decidi escrever este artigo para compartilhar com você 3 conselhos que eu dou às minhas pacientes e alunas de mentorias avançadas para elas se libertarem das memórias do passado. Então, continue a leitura deste conteúdo!

Leia também:

>> 3 Erros mais comuns após a separação

>> Como dar a volta por cima depois de uma separação?

 

3 conselhos para você seguir em frente sem ficar presa ao seu ex

Às vezes, começa com uma mensagem no Whatsapp perguntando como você está. Outras vezes, é uma ligação para ouvir a sua voz. 

Em outros casos, é uma solicitação de amizade nas redes sociais após meses ou anos da separação. E pode chegar, até mesmo, a uma recaída emocional, o tão conhecido e temido “remember”.

Bem, o fato é que todos esses exemplos acontecem na vida real. E eu sei que vivenciar um divórcio não é nada fácil. Seguir em frente, muito menos.

Mas o processo se torna muito mais difícil quando o seu ex não consegue dar um novo passo na vida dele. Ou, vou ser muito franca, quando ele quer te manter fiel à história do passado.

E, infelizmente, eu tenho que dizer que isso só vai estagnar a sua vida e fechar todas as novas possibilidades de felicidade que podem aparecer pelo caminho.

Por isso, preste muita atenção a tudo o que eu vou te falar a seguir. São conselhos valiosos que eu dou às minhas pacientes e mentorandas para que elas consigam retomar o controle da própria vida, seguir em frente e se desvincular dos ex-companheiros.

1. A gente não apaga o passado, mas se liberta dele

A primeira coisa que eu quero que você tenha em mente é que, para seguir em frente com a sua vida, não dá para apagar o passado.

Afinal, as histórias e as memórias vão continuar fazendo parte de quem você é hoje. Então, aprenda a lidar com isso.

Aliás, um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology mostrou que aceitar o seu amor pelo ex é uma das estratégias que ajudam a continuar com a sua vida.

Ou seja, entenda que o amor entre vocês existiu, acolha esses sentimentos e perceba a importância de vivenciar as 5 fases do luto para superar a separação. 

Se você não sabe do que estou falando, é um bom momento para conhecer o meu livro digital sobre como superar o divórcio e ser feliz novamente!

Mas o que eu quero que você realmente compreenda é que lidar com o amor que existiu e com as fases do luto são coisas que vão te ajudar a não ficar presa ao seu ex, caso ele ainda não tenha seguido em frente com a vida dele.

Isso, inclusive, vai permitir que você consiga impor limites e não ficar abalada com as possíveis tentativas de contato dele, o que nos leva ao próximo conselho deste artigo!

2. Aprenda a impor limites 

Depois da separação, existem casos em que o ex quer continuar sendo o melhor amigo, dando conselhos e sendo um ombro para você chorar nos momentos de sofrimento.

Infelizmente, eu preciso te dizer que essa nem sempre é a melhor escolha. Viver as fases do luto da separação é complicado e mexe com muitas feridas que ainda estão abertas.

Se você permite que o ex continue na sua vida, vai ser difícil mesmo seguir em frente. Afinal, ele vai estar ali o tempo todo te mantendo fiel às memórias do passado.

Inclusive, já me falaram uma vez o seguinte: “Lisandra, eu me separei há muitos anos, mas o meu ex não consegue seguir a vida dele. Ele fica me ligando o tempo todo. O que eu faço?”.

A pergunta aqui não deveria ser “o que eu faço”, e sim “por que eu continuo atendendo as ligações dele?”. Afinal de contas, se você não impõe os limites, é claro que o outro vai continuar sempre por perto.

Assim, você só vai continuar se enganando e se magoando.

Então, aprenda a impor limites. O outro não quer seguir em frente? Bem, foque na sua vida e nas suas escolhas.

3. Saiba se posicionar e a tomar decisões

Para seguir em frente e viver novas possibilidades de amor, é preciso aprender a se posicionar e a se manter firme nas suas decisões.

Afinal, é muito fácil se deixar levar pelas emoções e lembranças do ex, ainda mais quando ele está ali sem dar continuidade à vida dele.

Então, quero que você comece a colocar em práticas as 4 coisas que vou falar a seguir.

  1. Tome decisões por você, e não pelo que os outros esperam de você.
  2. Saiba que, se você não se posicionar e não tomar a decisão de superar a separação, a vida vai te posicionar.
  3. Continuar fiel ao relacionamento do passado só vai te afastar das novas possibilidades.
  4. É possível, sim, voltar a ser feliz em um novo relacionamento.

Então, para mudar a sua vida e seguir em frente após a separação, mantenha-se firme, focada na sua decisão e resgate o seu poder pessoal.

Somente assim é possível retomar a vida e deixar o ex no lugar que ele precisa ficar: no passado.

Se você quer continuar a sua vida após a separação, mas está com dificuldade, saiba que não precisa fazer isso sozinha. No programa “Separei, e agora?”, eu vou te ajudar a se libertar do passado e  aficar aberta a novas e incríveis possibilidades. Clique aqui e saiba mais!

Os comentários estão desativados.

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros