Como se libertar do lixo emocional de outros relacionamentos?

Como se libertar do lixo emocional de outros relacionamentos?

Por Lisandra Zanuto

Quando você convida alguém para visitar a sua casa, você deixa a sua casa toda linda, coloca as coisas no lugar, arruma a bagunça, tira a sujeira do chão, recolhe os lixos espalhados pela casa, enfim você quer que a pessoa perceba que você preparou a casa para recebê-la, não é mesmo? A mesma coisa acontece com a nossa morada emocional, o nosso coração. Para convidar uma pessoa para entrar nele você não pode estar carregando lixo emocional de um outro relacionamento, porque senão essa pessoa nova que chegou na sua vida vai se sentir mal, vai sentir o cheiro de entulho emocional que você carrega no seu coração. Eu estou falando de raiva, ressentimento, mágoas, solidão e de tudo que ficou mal resolvido com relação a da sua história do passado.

 Leia também:

Como Vencer a Solidão depois do Divórcio

Traição – Como perdoar uma?

Descubra se você está vivendo ou já viveu alguma relação abusiva

 

Azar no amor

Por isso é tão importante você fazer essa limpeza emocional na sua vida, organizando e colocando as coisas no lugar, ou seja, dentro do seu coração, antes de convidar outra pessoa para entrar. É lógico que se você trazer outra pessoa para dentro dessa casa emocional e você estiver cheia de entulhos emocionais que você vem trazendo do relacionamento passado, é bem provável que essa pessoa não se sinta confortável, não se sinta segura e nem acolhida para ficar nessa sua casa do jeito que está. Sabe por que? Porque uma hora isso vai feder. E não é só a sua visita que vai sentir o cheiro, você também irá sentir.or

Essa metáfora é para que você reflita o que você vem trazendo dos outros relacionamentos do passado para os novos relacionamentos. E aí o que acontece é que você vai trazendo esse lixo emocional de uma relação para outra, acumulando problemas e angústias antigas que serão consequências diretas no próximo relacionamento e, realmente, nunca dará certo, você nunca terá uma relação saudável se continuar assim.

Muitas mulheres não conseguem perceber isso e ficam achando que nunca mais serão felizes, que sempre escolhem a pessoa errada, que tem o “dedo podre” para o amor. Não sabe explicar porque desde que se separou não consegue encontrar ninguém, que as relações nunca dão certo e sempre dão errado. Você continua achando que tem o “dedo podre” para o amor? Tenho certeza que você vai mudar o seu ponto de vista.  

Aí eu pergunto: Mas como está a sua morada emocional? Como está o seu coração? Você conseguiu digerir o teu último relacionamento, ou seus últimos relacionamentos? Você conseguiu fazer essa faxina emocional? Você conseguiu esvaziar o teu lixo emocional para você conseguir acolher esse novo relacionamento, essa nova pessoa dentro do seu coração?

É muito importante que isso seja feito entre uma relação e outra, ou quando acontece uma separação, acaba um casamento ou um relacionamento que você esteja muito envolvida. É muito importante que você consiga fazer essa reciclagem emocional, para que você possa estar aberta de forma integral para se relacionar outra vez. Então, logo você vai perceber, que não é uma questão de ter “dedo podre” para o amor ou sorte nos relacionamentos, o que você está fazendo é, apenas, repetindo os mesmos padrões em todos os relacionamentos que você se envolve. Você está carregando todo o lixo emocional de relacionamento para relacionamento e se continuar assim, nunca vai dar certo. Nunca terá a chance de ter um relacionamento saudável. 

Como limpar a sua morada emocional?

Existem algumas maneiras de você limpar o seu coração, a sua morada emocional para poder seguir em frente a sua vida. Confira essas dicas:

  1. Tente avaliar quais são as emoções tóxicas que você está trazendo de relacionamentos anteriores. Preste atenção se você ainda tem mágoas, se você não tem ressentimentos, se você sente raiva do seu ex companheiro e ainda não aceita o que aconteceu. Se você ainda está mal resolvida diante do que aconteceu e se você consegue identificar algum desses estados emocionais que falamos anteriormente, é bem provável que você esteja cheia de lixo emocional. Você precisa imediatamente se livrar desses males que estão te acompanhando o tempo todo.
  2. Se perdoe o quanto antes. Se perdoe por tudo, independentemente do que tenha acontecido na sua vida. A auto-aceitação é o primeiro passo de uma autoestima saudável e como recuperar ela. Mais importante que perdoar você mesma, é perdoar aquele que te machucou. Enquanto você não perdoar o seu ex companheiro, você irá carregar esse lixo dentro de você. Lembre-se que perdoar não quer dizer que você concorde com o que ele fez para você, é simplesmente dizer que isso não te importa mais.
  3. Aceite o que aconteceu na sua vida logo no início, pois será mais fácil de se livrar da rejeição e mais rapidamente você vai tirar isso de dentro de você.
  4. Tente iniciar a reconstrução da sua vida o mais rápido possível. Viva a sua dor do luto, mas sobreviva a ela o quanto antes. Conheça mais sobre as fases do luto.
  5. Lembre-se que você não precisa passar por isso sozinha. Busque ajuda, procure uma terapia, um grupo de apoio. Eu tenho um programa chamado S.O.S Divórcio, onde já tive a oportunidade de ajudar milhares de mulheres que passaram e estão passando pela mesma situação que você. É um programa de 4 semanas, que vou te ajudar a identificar quais são as suas emoções que você está alimentando e trazendo desde que você se separou e de que maneira a gente consegue encontrar o equilíbrio emocional para que você consiga ter sucesso nas tuas próximas relações e não repita os mesmos padrões e tenha os mesmos resultados. Confira mais informações aqui.

O que a limpeza emocional irá trazer para a sua vida?

  • Em primeiro lugar você estará pronta para viver um novo amor e ser feliz novamente;
  • Disposição e coragem para enfrentar as coisas do dia a dia, por mais complexas que elas possam parecer ser;
  • Calma e paz interior;
  • Clareza mental e discernimento para escolher o seu próximo amor e planejar a sua nova vida;
  • Auto aceitação e autoconhecimento, sentimento de ser capaz de fazer tudo o que tem vontade;
  • Compreensão, mais facilidade de perdoar e ter tolerância com outras pessoas;
  • Motivação e satisfação pessoal; 
  • Saúde mental e física;

Se você não buscar curar suas feridas emocionais agora e se livrar de todo esse lixo emocional, é bem provável que continue repetindo os mesmos erros em outras relações. Bora se livrar disso e ser feliz novamente? Agora que você entendeu a importância de eliminar todo lixo emocional que existe de outras relações, que tal aprender 7 passos para fazer um detox de emoções negativas?

Com amor,

Lisandra Zanuto

Até o próximo post!

 

 

Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail conteúdo exclusivo.

Inscrição feita com Sucesso! Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *