8 dicas de como lidar com a solidão após a separação

8 dicas de como lidar com a solidão após a separação

O sentimento de solidão traz muitas angústias e um grande sentimento de auto depreciação e insegurança, mas é preciso lembrar que antes desse relacionamento você tinha uma vida e que agora precisa retomá-la. Durante o processo da separação, a solidão é uma das fases mais dolorosas que precisamos travessar, mas não podemos permitir ficar nela.  

Confira o Vídeo: 5 Passos Para Reconstruir a Sua Vida Após a Separação

Leia também: 

3 dicas poderosas para superar o fim de um relacionamento

Como recuperar sua autoestima após a separação?

Desde os tempos de criança, somos doutrinadas a pensar, que, ao chegar a fase adulta vamos arrumar um namorado, nos casar, construir uma família e vivermos felizes para sempre. No entanto, as coisas não acontecem dessa forma, ou nessa ordem, a verdade é que não existe essa tal fórmula do “felizes para sempre”.

Relacionamentos acabam, casamentos acabam, porque a vida não é um conto de fadas, não é mesmo? Mas quando a separação chega ao nosso lar, nos damos conta que os nossos sonhos foram destruídos, nosso coração mutilado e o que nos resta é apenas solidão. 

Mas como lidar com a solidão após a separação?

O ser humano é um ser sociável, que vive em sociedade e não foi ensinado a viver sozinho nunca. Acredito que não tenha sido por maldade, mas sim por amor, por carinho e, principalmente, porque só aprendeu essa forma de conviver. O que acontece é que estar sozinha acabou virando um estigma, um sinal de incompetência e de fracasso.

Talvez seja essa uma explicação pela qual muitas mulheres preferem permanecer em uma relação abusiva, nada saudável. Na maioria das vezes suportam uma relação como essa para não ficarem sozinhas. Mas prefiro acreditar que o ditado “antes só do que mal acompanhada”, ainda deve prevalecer.

O que é solidão?

A solidão é a falta ou carência de alguém, não necessariamente alguma pessoa específica, mas de uma companhia. Ela implica na falta de contato com outras pessoas e trata-se de um sentimento.

Essa solidão pode ser voluntária, quando você decide estar sozinha, ou involuntária, quando você está sozinha por circunstâncias da vida, o que é mais comum.

Em princípio a solidão absoluta não existe, pois sempre existe alguém como que se tenha contato.

Neste artigo vamos falar da solidão após a separação, onde além de todas as dores que sentimos neste momento, ainda temos que lidar com este sentimento. Para que você consiga lidar melhor com esta situação de estar sozinha e abandonada neste momento, que talvez seja o mais triste da sua vida, listei 8 dicas para que você consiga superar mais rápido e mais fácil esta solidão pós divórcio.

1 – Entenda a sua nova realidade

A primeira coisa a fazer é tentar entender onde você está e em qual ambiente está situada. Geralmente as pessoas que já viviam sozinhas antes do relacionamento, conseguem se recuperar mais rapidamente.

Se você conseguir se situar sozinho logo no começo, vai ficar bem mais fácil de enxergar as coisas com a razão. Mas se você se sente perdida neste novo momento, pode acabar demorando um pouco mais. Não se assuste, com o tempo e muita vontade as coisas vão se resolvendo.

2 – Luto rápido

Agora é o momento de você deletar e parar de segui-lo em todas as redes sociais. Aqui vale tudo para passar mais rápido pelo período de luto. Chame a sua melhor amiga e chore tudo que tem para chorar, coma sozinha um pote de sorvete, vá dormir mais cedo no escuro, e chore até aliviar toda a dor que está te destruindo por dentro. Tente se esvaziar de tudo o que te aconteceu para dar espaço as novas alegrias que estão por vir.

Lembre-se que fazer-se de vítima e demonstrar sofrimento para as pessoas que estão ao seu redor só vai aumentar a sensação de dor, pena e chamar atenção. Atitudes que não te levarão a lugar nenhum. Um dos fatores que irão te ajudar administrar melhor a solidão após a separação é estimular a produção de endorfina no seu corpo e buscar autoconhecimento. 

3 – Faça uma verdadeira limpeza – material e sentimental

Tire tudo que faça lembrar dele em sua casa, no seu quarto, na sua vida. Mude os móveis de lugar, principalmente os do quarto. Faça uma limpeza nos armários e nas gavetas para entrar novas energias e mandar para fora tudo que te deixa para baixo. Com certeza tem muita coisa sem uso ocupando espaço. Se possível for, mude casa ou de bairro. Quanto mais distante melhor! 

Como fazer uma faxina completa? Um inventário da fossa amorosa? Assista vídeo aqui! 

4 – Pense em outras coisas 

Se você ficar querendo a qualquer custo não pensar no seu ex, aí é que você não vai conseguir. Uma boa dica é você colocar novos pensamentos na sua cabeça. Construir novas memórias. Sempre que vier um pensamento que você sabe que não é legal, procure imediatamente pensar em uma conquista, em algo maravilhoso, em alguma coisa que você quer comprar ou uma comida que você gosta muito.

Claro que não vai ser na primeira e nem na segunda vez que você via conseguir, mas continue exercitando que uma hora vai dar certo. Uma ótima maneira elevar seus pensamentos está na prática da meditação. Separe vinte minutos do seu dia para ficar com seus pensamentos, observá-los sem controlá-los. Meditação é uma forma de você estar em paz com você e com o fluxo dos seus pensamentos. Experimente! 

5 – Crie uma nova rotina

Comece a fazer tudo aquilo que você gosta e não estava fazendo, ou porque não podia ou porque não queria. Se matricule em uma academia, ouça a sua música preferida no volume máximo, caminhe, corra, ande de bicicleta, conheça pessoas novas. Faça uma lista de prioridade e crie uma nova rotina que te faça feliz, vale tudo que seja novo na sua vida, ou retomado que estavam esquecidos há muito tempo.

 

6 – Cuide-se, não faça aquilo que possa te machucar

Todas as vezes que te der vontade de sair correndo atrás dele, tente lembrar o que ele te falou antes de ir embora e em tudo que ele te fez. Todas às vezes que te der vontade de ligar para ele ou ficar plantada na frente do telefone esperando uma mensagem ou um telefonema, pegue o telefone e ligue para uma amiga e convide-a para dar uma caminhada e fale sobre qualquer assunto novo e que seja diferente.

Se você estiver enlouquecida para encontrar um novo amor, pise no freio e solte um pouco o acelerador. Com certeza encontrar alguém ainda com o coração machucado não seria uma boa alternativa. O melhor é curar suas feridas e se reestruturar antes de partir para um novo relacionamento. Tenho certeza que se machucar novamente não está em seus planos.

7 – Procure seus amigos

Quando estamos envolvidas com alguma pessoa, muitas vezes esquecemos que temos amigos, pois não precisamos deles porque estamos vivendo um romance e o amor que estamos sentindo é o bastante para a nossa felicidade. Acontece que quando esse amor acaba, nos vimos sozinhas e sem amigos.

O primeiro conselho que eu poderia dar é não se afastar dos seus amigos nunca, independentemente de estar namorando ou não, de estar casada ou vivendo um amor. Relacionamentos vêm e vão, e tem amizades que duram para sempre, não é verdade?

Mas se isso aconteceu, e já passou pela a fase mais crítica da dor, faça uma lista e procure os seus ex amigos, reforce as amizades que ainda ficaram.

8 – Se reinvente

Na vida ganhamos e perdemos realmente não temos escolhas. Mas se acabar por causa disso ou se descuidar da vida é uma opção. Levante a cabeça e decida ficar bem. Se reinvente. Decida reconstruir a sua vida. Sabe como?? Juntando todos os seus caquinhos e encarando tudo o que te aconteceu de uma forma positiva.

Saiba que você não precisa fazer isso sozinha. Procure ajuda de um profissional, procure pessoas que também estão passando por isso. Eu também posso te ajudar e para saber como, clique aqui no Programa S.O.S Divórcio e descubra como milhares de mulheres lidaram com a solidão após a separação e superaram suas dores e hoje estão super felizes vivendo uma nova vida muito melhor do que viviam antes. Acredite, você também é capaz.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje!

Até o próximo post!

Com amor,

Lisandra Zanuto

 

Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail conteúdo exclusivo.

Inscrição feita com Sucesso! Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Uma resposta para “8 dicas de como lidar com a solidão após a separação”

  1. LETICIA DA SILVA DOMINGUES disse:

    Lis, se é que posso te chamar assim, você está sendo um anjo que Deus enviou em minha vida.
    Eu não tenho filhos, fiquei casada um ano e 2 meses, mas ele tem uma filha, e a ex mulher que também é psicóloga, fica mandando fotos de quando a menina era bebê, hoje ela tem 6 anos, mandando foto de quando estava grávida com ele, e ela ficava falando da família dela, já que eles foram casados por 10 anos e faz 4 que estão separados. Vi ela mandando uma foto de pijama para ele com a menina do lado. Ele pediu o divórcio. Mentiu pra mim dizendo que não tinha falado para ex que havíamos nos, e eu vi uma mensagem no celular dele, a ex falando até “te amamos” e ele”também amo vocês”…e como ela tem uma condição financeira melhor que a minha e da minha família, e tem ensino superior e eu não, a comparação é inevitável…. o motivo que ele diz ser maior, foi uma mentira que contou para o pai dele à respeito da compra de um carro, que ele disse ser com meu dinheiro, e não foi e acabei contando a verdade para o pai dele, sendo que eles tem uma empresa e a mesma não está dando lucro, disse que preferia ter me pego com outro homem. O descaso dele comigo, não me deixava levar nem buscar a filha dele junto ela mora à 70km. Sem contar que tem uma outra filha que teve na quando ele tinha 18 anos, que ele não admite que fale ser filha dele, que ele odeia a menina, hoje ela tem 13 anos. Eu tenho 26 anos e ele tem 33 anos …mas ele me fez muito bem, me deu muito carinho e amor… voltei para casa dos meus pais, mas sinto falta da minha rotina e dele…. ele tbm voltou para casa dos pais dele em.jaboticabal sp a 40 km da minha cidade….está sendo bem difícil….uma sensação de que não vou mais encontrar ninguém…de solidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *