3 Erros mais comuns após a separação

3 Erros mais comuns após a separação

Por Lisandra Zanuto

Só quem vive uma separação sabe o quanto é difícil passar por isso e se recuperar, reestruturar a sua vida e se reorganizar. Você se separou e desde então só faz coisas que se arrepende depois? Quando percebe você está tendo atitudes que não condizem com o seu jeito de ser? Tenho certeza que você se sentiria mais segura se soubesse quais são os principais erros que cometemos quando nos separamos, assim você não iria cometê-los.

Leia também: 

Depressão Pós-Separação: tudo o que você sempre quis saber e nunca ninguém te falou

Sete passos incríveis pra você ser mais FELIZ

Como recuperar sua autoestima após a separação?

Quando um grande amor se vai, o que fica?

 

Recuperação emocional, psicológica e fisiológica

Você sabia que o tempo médio para se recuperar de um divórcio é de 3 a 5 anos? Pois isso não envolve só a parte emocional e psicológica, mas sim a fisiológica. Para algumas pessoas isso pode acontecer de uma forma mais rápida e para outras pode demorar muito mais tempo. Mas esse tempo pode ser mais longo se você não conhecer esses erros que está cometendo e te impedindo de seguir em frente. Eu já tive alunos que chegaram nos meus programas com 6, 8 e 12 anos de separação e ainda sofriam muito. Mas decidiram procurar o programa para se livrar de toda a culpa que ainda carregavam por todos esses anos.

Sem dúvida nenhuma, a separação é uma perda e um trauma que ninguém planeja passar por ele, pois não casamos pensando que eu dia podemos nos separar.

Mesmo não existindo uma cartilha que nos ensine o que deve ser feito quando nos separamos, neste artigo vou te trazer os 3 erros mais comuns que cometemos quando nos separamos. Tenho certeza que ele vai te ajudar a enfrentar melhor essa fase, pois depois de anos de pesquisa e viver tudo isso que você está vivendo, pude mapear esses erros e atitudes que as pessoas costumam cometer após a separação e que as impedem de ser felizes e recomeçar.

Os erros são continuar perguntando onde foi que errou, acreditar que só um amor cura o outro e ficar obsessivamente ligada na vida do seu ex. Para você entender melhor, vou falar um pouquinho de cada um.

Erro número 1 – Onde foi que eu errei?

É mais comum do que você pensa ficar se culpando por tudo que aconteceu. Você ficar buscando respostas e ficar pensando que as coisas poderiam ser diferentes só vai te trazer mais sofrimento. O que aconteceu já passou, você não tem como mudar. Se você ficar nesse ciclo de ficar procurando o culpado pelo fim do seu relacionamento, só vai aumentar a sua ferida emocional e fazer você não sair do lugar.

A primeira coisa a fazer é parar de se questionar e ficar buscando respostas, pois, independente do culpado o seu relacionamento acabou e agora é bola para frente, não tem como voltar no passado e mudar o que aconteceu.

O que eu posso te falar é que existe uma forma de você voltar ao seu passado para entender como foi o seu comportamento e como você co criou a dinâmica do seu relacionamento. Dentro do meu Programa Separei e Agora? tem um módulo em que vamos resolver essas questões do passado para continuar a sua vida, estando abertas a novas oportunidades. Assim, você vai conseguir sair deste ciclo do jeito certo e com as ferramentas apropriadas.

A única coisa que você pode fazer em relação ao que aconteceu no passado é decidir o que você irá fazer com isso daqui para frente, isso sim, é escolha sua e depende somente de você. Infelizmente não temos como mudar o passado e sim, aprender com ele. Transformar todo esse sofrimento em aprendizado para uma nova vida.

Erro número 2 – Acreditar que só um amor cura outro

Garanto que você já ouviu de várias pessoas a seguinte frase: “Deixa de ser boba, você é tão bonita, é só arrumar outro que passa”, não é mesmo?

Essa pode ser uma das maiores armadilhas que você pode entrar nesse momento, você se relacionar com outra pessoa estando com as feridas abertas. Pois estará com uma pessoa pelos motivos errados e não pelos certos. Você vai acabar ficando com outras pessoas por carência afetiva, para aumentar a autoestima, para mostrar para os outros, principalmente para o seu ex, que você ainda está viva e pode ficar com outras pessoas.

Quando saímos de um relacionamento levamos junto um carrinho de lixo emocional e se não fizermos essa limpeza na nossa morada emocional, que é o coração, ela pode atrapalhar o novo relacionamento. Como você vai convidar alguma pessoa para habitar Costumo falar que esse lixo vai começar a feder se você não limpar antes de convidar uma outra pessoa para habitar essa morada. Não adianta começar uma nova relação com as feridas do relacionamento anterior abertas, com certeza terá grande chance de dar errado novamente.

A sensação que eu tenho é que quando entramos em uma relação ainda com essas feridas abertas, o dano é maior ainda. Conheço muitas mulheres que conseguiram superar a primeira separação, mas a segunda foi quase irreparável.

Você deve estar se preocupando como saber se sua morada está realmente limpa, se você está pronta para um novo relacionamento? No Programa Separei e Agora? tem um módulo que fala somente disso: relacionamentos. Neste módulo você vai aprender técnicas para voltar muito bem e preparada para um novo relacionamento, para que ele dê certo. Assista esse vídeo para identificar se você ainda carrega lixo emocional com você.

Então lembre-se: não é um amor que cura o outro, e sim você mesma.

Erro número 3 – Ficar obsessivamente ligada a vida do seu ex-companheiro

Com certeza esse é disparado o maior erro que cometemos depois que nos separamos. Ficar perseguindo tudo que o ex está fazendo. Eu sei que é muito difícil se desligar deste afeto, pois tivemos um afeto muito grande por ele um dia, e muitas vezes ainda temos.

Tem  também aquela coisa do sentimento de rejeição. Quanto mais você é rejeitada por uma pessoa, mais você a deseja, tudo por causa da reação do sistema límbico, uma reação fisiológica do nosso cérebro, que faz a gente ter reações obsessivas pela vida do seu ex marido. Coisas do tipo que você nunca tinha feito e se pega fazendo, o amor obsessivo diz muito sobre você e as emoções que você sente pelo seu ex-companheiro.

Alguns especialistas defendem a ideia que a separação é mais difícil de superar do que a morte de alguém que você ama. Eles falam que você vai viver todas as fases do luto depois de uma separação, mas tendo lembranças e memórias de alguém que está vivo e se preocupando o que ele está fazendo da vida dele. É por isso que a dor da separação pode ser completamente destruidora. 

Outra coisa que é bem comum acontecer logo depois da separação é ficar o tempo todo seguindo os passos do seu ex nas redes sociais. Fica olhando se ele está on line, o que ele fez ou deixou de fazer várias vezes ao dia. Isso é uma tortura que fizemos com nós mesmas e nós não merecemos esse tipo de coisa. Então, se você está fazendo isso pare agora. Delete ele do Facebook, apague o contato dele do whatsapp, bloqueie os amigos que vocês tenham em comum.

Dentro do Programa Separei e Agora? nós falamos sobre o Contato zero, que é bem importante e vai te ensinar como se libertar desta perseguição que te traz tanto sofrimento. Lembre-se que quanto mais distante você estiver da vida dele, melhor para você. Quando você está cuidando da vida dele quem está cuidando da sua? Assim você estará se colocando em segundo plano e você tem que ser a coisa mais importante na sua vida, sempre em primeiro plano. Por isso, é muito importante cortar tudo aquilo que te faz mal.

Esse tipo de atitude é destrutiva e te desempodera, só ver como você fica depois que vê uma foto dele, com certeza se sentindo um lixo, com raiva da vida dele estar andando e a sua empacada, parada. Procure colocar seu foco em você mesma e para isso você precisa criar uma nova estrutura a sua volta, criar novas memórias que possam apagar as antigas.

Conhecimento e ajuda

Busque ajuda, busque conhecimento para se reestruturar, para curar seus traumas e ter uma vida digna, uma vida que você merece. Você sabia que tudo isso depende de só de você? Do que você vai fazer da sua separação de agora em diante. Você não precisa ser vítima disso a vida toda, você precisa usar tudo isso para se tornar uma mulher muito melhor do que era antes da sua separação. Se abrace, se acolha, se olhe no espelho e diga o quanto você se ama e está disposta a curar essa história com o seu passado e seguir em frente.

Você concorda comigo que você precisa neste momento se desligar dessa história do passado, curar apropriadamente suas feridas emocionais, resgatar sua autoestima, se fortalecer emocionalmente e se preparar para um novo relacionamento?

Então vamos lá, faça por você agora mesmo. Eu posso te ajudar a passar por essa fase com mais leveza e sem deixar essa dor crescer mais. Por isso eu te apresento o Programa SOS Divórcio. Ele é uma jornada de superação, de cura emocional e autoconhecimento que vai te tirar dessa fase e vai te tornar uma mulher mais segura e curada emocionalmente.

Agora que você já sabe quais são os três erros mais comuns após a separação, vou deixar o link de um artigo que te ensinará 10 dicas para você evitar pensamentos obsessivos após a separação.

Com amor,

Lisandra Zanuto

Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail conteúdo exclusivo.

Inscrição feita com Sucesso! Eu acredito que a dor da separação é o ponto de partida para a maior transformação da sua vida. Basta que você decida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *