12 dicas pra você se livrar da ANSIEDADE - Lisandra Zanuto

12 dicas pra você se livrar da ANSIEDADE

12 dicas pra você se livrar da ANSIEDADE

Por Lisandra Zanuto 

Você costuma descontar sua tristeza comendo? Ou quando fica muito ansiosa você chega a perder o sono? Ou ainda quando você está na espera que algo importante aconteça ou mude, você fica roendo as suas unhas?

Leia também: 

5 dicas para tornar a meditação um hábito!

Como a respiração pode ajudar aliviar as emoções? 

Se você se identificou com alguma dessas perguntas ou com todas elas, você pode estar sofrendo de uma crise de ansiedade, ou estar entrando em um quadro ansioso, simplesmente por estar passando por uma fase complicada da sua vida, como a separação.

Podemos dizer que sentir-se ansiosa nessa fase faz parte do processo, mas se esse sentimento persistir após resolvermos as coisas que estão nos incomodando e se ele acabar se tornando mais constante do que deveria, você pode estar sofrendo de um distúrbio de ansiedade. Diferente do que possa parecer, a ansiedade é uma doença mental muito séria e atinge 1 em cada 6 jovens.

Mas o que é exatamente ANSIEDADE?

Ela é um termo usado para caracterizar várias doenças que causam nervosismo, medo apreensão e preocupação, muito frequentemente acompanhada de problemas físicos como palpitações, sudorese e desconfortos abdominais. Esses distúrbios acabam afetando a maneira de sentir e de se comportar das pessoas que sofrem com esse problema.

A ansiedade em um nível leve pode deixar a pessoa inquieta e sem atenção. Já em níveis mais fortes, pode ser muito debilitante e ter um grande impacto na vida de quem tem. Ela é uma emoção normal e extremamente útil assim como medo, mas as vezes ela pode passar a ser uma doença grave, assim como já falamos anteriormente.

Ansiedade é sentir saudade de si mesmo, pois quando estamos em um quadro de ansiedade estamos muito desconectadas interiormente das nossas emoções e focada no mundo externo, no que deve mudar, no que deve acontecer, se comparando com outras pessoas, esperando que coisas aconteçam… Enfim, em total desconexão com o  o momento presente.

Esse artigo é para você que está em um quadro de ansiedade. Então, pare tudo, respire fundo três vezes, pegue um papel e uma caneta e escreva o que você está sentindo. Se você está com raiva e sentindo muito ressentimento, tente voltar e se reconectar com você mesma. Se mesmo assim, você continuar desconectada, confira essas dicas que vão te ajudar a lidar com a ansiedade.

1 – Repita as preocupações para você mesmo

Você já percebeu que quando você repete por várias vezes uma palavra ela acaba se tornando boba? Você pode usar a mesma técnica com sua ansiedade. Se você começar a repetir as suas ansiedades diversas vezes, a tendência é você começar a perceber que está dando mais importância ao fato do que realmente ele merece e aos poucos você vai conseguir se acalmar e controlar sua ansiedade. Procure repetir as suas preocupações para si mesmo em silêncio por 20 minutos.

2 – Faça o contrário

Se você perceber que quanto mais se controla mais aumenta as preocupações, tente fazer ao contrário. Faça com que suas ansiedades pareçam piores do que elas realmente são, daí quando você tiver que resolver, vai ficar claro que elas não eram tão ruins quanto você pensava. Tenho certeza que na próxima vez que se sentir ansiosa, vai ter outra perspectiva do problema.

3 – Enfrente seus pensamentos

Quando você começar a ficar ansiosa sempre acaba pensando nas piores possibilidades, não é mesmo? Isso é muito comum e esses pensamentos são inconscientes. O que você tem de fazer é não tentar lutar contra esses pensamentos. A dica é enfrentar os pensamentos absurdos como uma curiosidade da sua cabeça. Tente relaxar e siga em frente.

4 – Identifique o que realmente é problema

A ansiedade faz você passar por situações de pânico que, na realidade, é uma fantasia da sua cabeça. Para se livrar da ansiedade é fundamental que você consiga reconhecer e organizar esse tipo de situação. Pense em como as coisas estão afetando a sua rotina diária e procure identificar quais são os alarmes falsos e quais os problemas que estão te afetando realmente e atrapalhando sua rotina e sua vida.

5 – Defina um tempo para preocupação

Ao invés de passar o dia e a noite se preocupando com alguma coisa, defina um tempo para isso. Com certeza é uma maneira muito eficiente de você se livrar da rotina de preocupação e da ansiedade infinita. Fazendo isso você dedica toda a sua energia durante o tempo definido para se preocupar com o problema, excluindo essa preocupação do resto do dia onde você precisa realizar outras atividades.

6 – Saiba o que realmente é urgente

Quando você sofre com a ansiedade, qualquer atividade pode parecer uma emergência e ainda aumentar seu nível de ansiedade. Tente esquecer esse tipo de pensamento e foque no que é urgente de verdade. Só assim você irá conseguir se manter calmo quando tiver que priorizar alguma coisa.

7 – Não seja dominada

Mesmo achando impossível conseguir essa façanha, não deixe sua ansiedade tomar conta de você e da sua vida. Saiba como separar as coisas importantes do que não seja e decida o que vale a pena você dispensar tempos de preocupação. Se você conseguir fazer isso, você será capaz de tomar as melhores decisões e manter a ansiedade bem longe de você.

8 – Diminua as preocupações

Claro que é muito mais fácil falar do que fazer, mas diminuir as preocupações não é um trabalho tão complicado quanto parece. O que você precisa é deixar de querer controlar tudo o que acontece ao seu redor. Comece por coisas bobas, coisas que não mudam nada o seu dia se elas não forem feitas. Lembre-se que o que aconteceu já aconteceu, você não pode fazer nada em relação a isso e ficar ansiosa só vai aumentar a sua dificuldade de ficar bem.

9 – Pare de se comparar

Comparar-se com outra pessoa é uma das maneiras mais rápidas para agravar a ansiedade. Esta comparação, além de desnecessária, é um desperdício de tempo. Tente se concentrar em si mesma, se conectar com a sua vida hoje, pense que essa fase vai passar e você vai voltar a ser feliz novamente.

10 – Pare de fazer drama

Quando você está muito ansioso é muito fácil cair em um estado conhecido como pensamentos catastróficos. Você costuma pensar em coisas terríveis e fica apavorada só de pensar que elas podem acontecer.

Ao invés de fazer isso, dê uma super respirada, caminhe pelo quarteirão e considere real a possibilidade de que nada disso irá acontecer e você vai superar essa fase. Lembre-se que as chances de algo catastrófico acontecer são muito menores do que você considera quando está em crise de ansiedade.

Não queria que as pessoas tenham pena de você, você é muito maior que isso.

11 – Se aqueça

Já reparou que sempre que você sai de um banho quente, sai bem relaxada? Aquecer o corpo reduz a tensão muscular e ansiedade. A sensação de aquecimento pode alterar circuitos nervosos que mudam o humor, incluindo aquelas que afetam a serotonina. O aquecimento do corpo pode ser um bom exercício para elevar o humor e baixar a ansiedade.

12 – Procure ajuda

Se nada disso adiantar, procure ajuda, não espere o tempo passar para curar suas feridas emocionais. Procure um especialista, um grupo de amigos que estão passando pela mesma situação que você. Tente se afastar de pessoas negativas que te fazem lembrar que você está ansiosa por alguma coisa. A ansiedade pode se transformar em uma doença bem grave se não for cuidada da maneira correta.

Agora que você aprendeu as 12 dicas para livrar da ansiedade, vou deixar o link do meu e-book gratuito: “5 Passos para RECONSTRUIR a sua vida após a SEPARAÇÃO“, tenho certeza que as informações nele contidas irão te ajudar a organizar e te motivar na sua nova jornada.

Leia também: 

10 dicas para evitar pensamentos obsessivos após a separação

Solidão X Divórcio

Com amor,

Lisandra Zanuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros