12 dicas infalíveis de como superar uma separação! - Lisandra Zanuto

12 dicas infalíveis de como superar uma separação!

12 dicas infalíveis de como superar uma separação!

Por Lisandra Zanuto

Ninguém entra em um relacionamento pensando que um dia ele vai terminar, não é mesmo? Entramos em um relacionamento porque queremos amar e ser amadas, construir uma história e viver um grande amor. Mas nem sempre as coisas acontecem como planejamos e sonhamos e quando nos deparamos com aquilo que não era previsto, sempre pinta as dúvidas e bate aquele medo.

Um grande exemplo disso é a separação. Nunca estaremos prontas para lidar com ela, mas quando não temos alternativas, precisamos encarar de frente e aprender a lidar, mesmo que isso traga muitas dores. Superar uma separação parece algo inatingível quando estamos vivendo esse momento tão frágil da nossa vida.

Superar uma separação pode ser muito dolorido para as duas partes, independente de quem terminou, mas o sentimento de fracasso com certeza será maior naquele que foi deixado. Superar uma traição pode ser muito sofrido também para as crianças quando o casal tiver filhos.

Mas chega de pensar em dor e sofrimento. Escrevi este artigo para você entender de uma vez por todas que uma separação dói, mas essa dor passa, ela não deve e nem vai durar para sempre.

Depois que o relacionamento termina, a mistura de sentimentos pode fazer com que você se perca. Conhecer as fases pela qual você irá passar pode ajudar a amenizar essa experiência. É importante saber que cada pessoa tem seu tempo e limites e o processo não deve ser apressado. É preciso vivê-lo da melhor forma possível e ter certeza que uma hora tudo isso vai passar. Sempre procurando ajuda quando for preciso.

Conheça as 5 fases que você vai passar e superar:

1 – Fase de negação

É quando o coração manda em todo o nosso corpo e que dificulta o ajuste da vida sem o relacionamento que você estava vivendo. Mesmo sabendo que o relacionamento tenha acabado, ainda está difícil de acreditar.

As pessoas te perguntam se você está bem e você diz que está, que vai passar e que vai superar tudo, mas no fundo você não quer admitir o quanto aquilo está pesado e sofrido. É a fase do choque inicial, onde você não quer acreditar no que está acontecendo.

2 – Fase da raiva

A raiva pode se manifestar de maneiras diferentes. Você pode sentir raiva do seu ex, por ainda não aceitar o fim do relacionamento; raiva do universo, por achar que isso só acontece com você; raiva das pessoas, que não aceitam a sua raiva. É durante essa fase que temos vontade de queimar o filme do ex para todo mundo.

Você acaba ligando para ele várias vezes para tirar satisfação e perguntar o porquê disso tudo. É uma fase muito desgastante e sofrida para as pessoas envolvidas na relação, você, seu ex e ainda as crianças, se vocês tiveram filhos.

3 – Fase da barganha

Nesta fase começamos a trabalhar na nossa cabeça mirabolantes formas de retomar a relação. Conversamos com padres, pastores, cartomantes e até pessoas da família que já se separaram para ouvir conselhos ou, até mesmo, ouvir aquilo que realmente queremos ouvir. Neste momento você está disposta a fazer qualquer coisa para retomar essa relação, para ter de volta aquela vida que tinha antes do mundo desabar.

4 – Fase da depressão

A depressão, assim como a raiva, pode aparecer de formas diferentes. Sentir-se cansado o tempo todo, não ter vontade de fazer nada, não ter interesse por ninguém e nenhum assunto, dificuldades para dormir ou dormir muito, perda de apetite, beber demais ou perder as esperanças com a vida.

Sentimentos de derrota, culpa, tristeza, fraqueza e melancolia acabam tomando conta de você. Você chora o tempo todo, tem vontade de desaparecer e acha que tudo isso nunca mais vai passar. Sente muita falta de tudo que viveu com aquela pessoa e a angústia, o medo e a solidão começam a tomar conta de você e acabam se tornado seus maiores companheiros.

Tudo de bom que vocês viveram fica muito aflorada nesta fase e a ideia de se relacionar com outra pessoa chega a ser insuportável, porque nesse momento tudo te lhe faz lembrar do ex.

5 – Fase de aceitação

Finalmente essa fase é aquela que conseguimos fazer as pazes com a vida e começar a entender o que realmente aconteceu. A aceitação não acontece de uma hora para outra, ela vai acontecendo aos poucos. Aceitar a perda e deixar de lado o relacionamento que terminou, vai te ajudar a tocar sua vida. Algumas vezes a gente pensa que essa fase nunca vai chegar, o que significa que você ainda está lutando contra alguma fase anterior.

Você finalmente consegue colocar o ex no lugar que ele realmente tem que ficar: no passado. Começa a perceber que existe uma luz no fim do túnel e que ela está muito próxima, pois já consegue perceber que o sol está voltando a brilhar e que sim, existe uma vida depois da separação e que você tem chances reais de recomeçar a sua vida.

Depois de alternar essa Montanha Russa de emoções, você começa a aceitar sua nova condição de vida e começa a perceber que você merece e tem chances de ser feliz.

É importante você saber que as fases não seguem essa ordem, elas podem alternar, se repetirem ainda acontecer todas elas em um só dia, mas ter consciência que isso vai passar e você vai conseguir refazer a sua vida e voltar a ser feliz. Para isso, separei algumas dicas para te ajudar a superar uma separação e ser feliz o quanto antes.

1 – Evite ficar pensando no passado   

É preciso deixar de pensar em tudo que vocês viveram, remoer as causas da separação e, principalmente, não ficar colocando defeitos e pegando a culpa para si mesmo. Ficar pensando em se vingar ou cultivando uma esperança de reconciliação, só vai te deixar mais presa nele e te impedirá de dar a volta por cima e um passo para frente. Isso só irá fazer seus pensamentos mais obsessivos.

Lembre-se que o que passou já passou, precisamos pensar no que está por vir e naquilo que agora vai te fazer feliz.

2 – Viva todas as fases

Pode até parecer um exagero, mas é verdade que o término de um relacionamento se assemelha ao sentimento de luto, pois você também está perdendo uma pessoa que era constante em sua vida.

Mas não adianta, precisamos passar por esta fase e viver este momento da melhor forma possível. Aqui vale chorar, ouvir mil vezes a música que era de vocês dois, conversar com uma amiga, comer um pote de sorvete, o que você achar melhor para eternizar todo o sentimento. Mas, veja bem! Você não pode esquecer que são fases e esse sofrimento não deve durar por muito tempo. Se ele insistir em permanecer, não hesite em procurar ajuda para curar suas feridas emocionais.

3 – Desabafe

Nessa fase é essencial ficar rodeada de amigos e pessoas que querem o seu bem, pois você irá poder desabafar e contar tudo aquilo que está te fazendo mal. Muitas vezes as pessoas de fora conseguem ter uma outra interpretação sobre o fim do seu relacionamento e te ajudarão a enxergar algumas coisas que, até então, eram mais complicadas para você. Lembre-se que os conselhos ajudam a nos trazer de volta para o mundo real. Por isso, evite pessoas negativas e que acham que a única forma de ser feliz é estando com a pessoa que você quer esquecer.

Uma boa dica é procurar um profissional competente e de sua confiança para te ajudar a superar. Leia um pouco sobre o SOS DIVÓRCIO – Manual de Sobrevivência após a Separação clicando aqui

4 – Evite medicar-se

Muitas vezes estamos nos sentindo tão mal com a ansiedade e depressão que a vontade é tomar aquele remedinho que a amiga ou a prima tomaram e fez tão bem para elas. Os remédios podem fazer para uma pessoa e mal para outras, portanto prefira um chazinho quente antes de dormir ou quando o coração está muito apertado. Ervas como alecrim, melissa, camomila e maracujá são umas ótimas opções.

5 – Cuide de sua autoestima

É muito importante você se valorizar neste momento. Todas as qualidades que você tinha quando estava namorando, você continua tendo. Não é porque você está solteira, que você deixou de ser inteligente, engraçada, cativante e linda. Separar-se não vai deixar você deixar de ser você mesma. Você precisa se amar ainda mais!

Aproveite este momento para resgatar gostos e preferências que acabaram ficando para trás durante o relacionamento. Muitas vezes deixamos de ouvir aquela música que amamos só porque nosso companheiro não gostava. Este é o momento de voltar a ouvi-la e curtir a melodia.

6 – Dê um up no visual

Faça aquele corte de cabelo que você sempre achou legal mas não tinha coragem de cortar porque seu ex amava seus cabelos longos. Agora é a hora! Mude o corte, a cor, o estilo… Renove-se!

Compre roupas que tem mais a ver com o seu estilo e te deixe fascinante. Comprar é um jeito ótimo de lidar com um término de relacionamento, principalmente para mulheres! Entretanto, não exagere, compre dentro de suas condições financeiras, pois um problema com dinheiro nessa fase não seria fácil de lidar.

Às vezes é mais fácil mudar quando nos sentimos diferentes, por isso um estímulo exterior é necessário e bem oportuno neste momento. Lembre-se que quando internamente está muito difícil colocar as coisas em ordem, às vezes é mais fácil começar a arrumar a casa de fora para dentro.

7 – Conheça pessoas novas

Quando eu digo pessoas novas, não necessariamente seja um novo cara e sim novas amizades. Pessoas diferentes vão gerar assuntos diferentes. Falar sobre coisas novas e procurar aquela amiga que você deixou de falar por besteira, pode te fazer bem. Mudar de ambiente pode abrir oportunidade para que a vida coloque no seu caminho algo inesperado e que pode te deixar muito feliz.

8 – Mantenha-se positiva

Claro que terá dias em que você não terá vontade de fazer nada, mas o esforço para eliminar qualquer pensamento negativo vai ser recompensador. O rancor e a raiva apenas limitam a sua evolução neste processo, mesmo sabendo que é necessário sentir tudo isso e que existe uma fase em que eles serão mais constantes, quanto mais você conseguir pensar em coisas boas, melhor será para você.

9 – Dê um tempo para as redes sociais

Depois da separação é muito comum que as pessoas procurem as redes sociais para trocar indiretas, induzir o ciúmes, para falar mal ou até difamar um ao outro, sem contar naquela vontade incontrolável de dar uma olhadinha, não é mesmo? Portanto, fique longe das redes sociais, assim esse tipo de atitude passa bem longe de você.

A realidade das redes sociais muitas vezes não corresponde com a realidade da vida real e ficar revirando as redes dele só para saber se ela está bem, se está se divertindo ou se já conheceu outra pessoa, só vai fazer com que você se sinta pior ainda.

10 – Jogue tudo fora

Hora de fazer aquela faxina em tudo que era dele ou que te faça lembrar de vocês dois. Coisas como cartas de amor, fotos apaixonadas, perfumes e roupas só irão alimentar uma esperança e não te fará bem. A regra é: busque o que te faça bem e evite o que te faça mal.

11 – Mude sua rotina

Faça coisas diferentes, encare novos desafios, faça um curso, inicie um novo esporte, viaje, comece um novo hobby ou qualquer coisa que faça você sair da rotina.

Pode parecer bobagem, mas você vai perceber que quando você começar a se envolver com coisas novas, suas expectativas irão mudar de foco e você não terá nem tempo e nem vontade de pensar no passado.

Mantenha-se ocupada com coisa que te dê prazer e transforme sua dor em algo criativo.

12 – Reprimir ou liberar a sexualidade

O apetite sexual pode sofrer modificações após o término do relacionamento. Algumas mulheres ficam por muito tempo com o mesmo homem e depois que termina acaba bloqueando-se para o sexo. Imagina ficar nua na frente de outro homem?

Esse bloqueio pode estar ligado ao motivo que o relacionamento acabou ou a frustração de investir em algo que não deu certo.

Por outro lado, tem mulheres que acabam exagerando quando o assunto é liberar a sexualidade. Não tente mostrar para seu ex que ainda é desejada e que tem capacidade de ficar com quantos homens quiser, pois o choque de saber que você pode ter quantos homens quiser na cama e nenhum fora dela pode te deixar mais triste ainda.

O mais importante de tudo isso é nunca esquecer que nada é para sempre e que tudo isso vai passar. Você não é a única mulher que passou ou está passando por isso. Você não precisa superar isso sozinha, converse, leia e busque ajuda, existem muitas pessoas, livros e programas que podem te ajudar. 

E você? Em que fase está? Como está se sentindo? O que você está fazendo para se sentir melhor e superar uma separação? Nos conte a sua história. Na próxima segunda-feira (10), estarei lançando o 6° Workshop Como Reconstruir sua Vida após a Separação. Reserve sua vaga aqui. 

Espero que você tenha gostado destas dicas.

Beijo no coração e até o próximo artigo.

4 respostas para “12 dicas infalíveis de como superar uma separação!”

  1. Cristina santos disse:

    Boa noite.. estou na fase em que tenho medo dele encontrar outra pessoa pra estar num lugar que era meu, seu coração.
    Não me acho bonita, não quero sair nem ver ninguém. Trabalho e vivo no automático e a ficha não caiu que tomei essa decisão, afinal apesar dele dizer que me ama não está no aí pra mim e tá tirando a maior onda fora que não procura os filhos pra nada. Isso é o que mas dói.
    Espero superar logo.

  2. Marcia disse:

    Excelentes dicas. Gostei muito da dica número 11. É essencial mudar a rotina para os pensamentos não ficarem estacionados! Obrigado pleo ótimo artigo.

  3. Hélio disse:

    Obrigado por vc existir para expor essas explicações. Meu nome é Hélio, não consegui encontrar uma mulher que me dê felicidade, mas ainda tenho esperança de encontrar uma. Mas te afirmo: essas fases não só são as mulheres que sofrem, os homens também, quando gostam da mulher amada, ou a mulher que queremos ver prosperar na vida. Só que dói quando fazemos tudo pra agradar e ver feliz, mas a mulher não dá o devido valor.

  4. Karla Rocha disse:

    Estou tão triste terminamos um casamento de 5 anos onde veio uma filha de 3 anos estou mto triste mais foi melhor nem sei se é msm…mais uma relação de ofensas falta de respeito estou vivendo momentos triste de Luto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros