10 Dicas Para Superar uma Traição Amorosa - Lisandra Zanuto

10 Dicas Para Superar uma Traição Amorosa

10 Dicas Para Superar uma Traição Amorosa

Por tudo que já vivi, li e estudei até hoje sobre separação, pude constatar que mais de 75% dos casos são desencadeados por uma traição de um dos cônjuges.

Superar uma traição pode ser muito dolorida, mas nem sempre ela significa que o amor acabou ou seja uma justificativa para a separação definitiva do casal. Superar uma traição é um processo que dói muito e às vezes demora um pouco para passar. Por isso, é muito importante entender e respeitar cada etapa para que se possa dar a volta por cima.

Como cada caso é um caso e não podemos julgar e nem criar pré-conceitos, cada pessoa deve avaliar a sua própria história, mas de forma alguma se culpar pelo acontecido, até porque, ao meu ver, traição não há justificativa. Em tempos de liberdade, ninguém tem a obrigação de ficar com ninguém. Portanto, trair é completamente desnecessário.

Ser traída pode ser traumático e deixar marcas no coração, mas também pode ser uma oportunidade de recomeço, crescimento e superação da dor, tudo vai depender de como você conseguir enxergar a situação. Para superar uma traição de verdade é preciso ter certeza de quem somos, quais as nossas prioridades e quais os nossos valores e do que não podemos abrir mão.

Você sabe porque dói tanto uma traição?

Primeiro por causa da decepção, pois demonstra que não conhecíamos a pessoa o suficiente, depois a raiva de si mesmo, porque acabamos nos sentindo responsáveis também. A autoestima também baixa muito, pois nos sentimos inferiores, mais feias e menos inteligentes do que aquela que nos traiu.

Mas a verdade é que enfrentar essa realidade dói muito, mas preciso te dizer que só existe uma maneira de atravessar um deserto: caminhando.

Não tente correr, não ouse parar. É normal se sentir perdida, no entanto a melhor maneira de enfrentar essa jornada é como um beduíno, um trecho por dia, poupando mantimentos e forças, tendo como meta dar um passo depois do outro.

Se você decidir correr para chegar mais depressa, pode se cansar rápido demais antes de enxergar mudanças no horizonte. O resultado pode ser a desesperança e a frustração. Se você acredita que é só ficar parada vai passar, é bem provável que não consiga sair do lugar nunca.

Lembre-se que o deserto é um lugar de passagem, ninguém mora lá e, logo logo, você não estará mais nessa situação. Por isso, te digo outra coisa: você não precisa atravessar esse deserto sozinha, você pode e deve procurar ajuda.

E a minha intenção com este artigo é segurar a sua mão e te ajudar a atravessar esse deserto para que você possa conseguir enxergar que você pode ser feliz outra vez e superar uma traição que com certeza você não acreditaria que pudesse acontecer.

Para que você supere uma traição dolorosa, preste atenção nestas dicas:

1 – Não se culpe

Uma das primeiras coisas que pensamos quando descobrimos uma traição é: onde foi que eu errei? Pensar assim é muito mais comum que você imagina.

Se sentir culpado pode ser uma armadilha para você não conseguir sair desta situação. Você pode até ter de alguma forma cooperado para que isto acontecesse, mas jamais se culpe pela infidelidade de outra pessoa. Pode até acontecer dele tentar culpar você por essa situação e, por mais que pareça fazer sentido, você jamais poderá ser culpada por um erro que não foi seu.

Aos poucos você vai perceber que conseguindo se livrar dessa culpa, você vai perceber que estará se livrando das amarras dessa relação que já nem existe mais.

2 – Seja indiferente e delete

Se o que você sabe já te machuca muito, imagina ficar procurando mais coisas para alimentar essa dor? Neste momento o melhor a fazer é deletar ele das suas redes sociais e principalmente da sua vida. Evite ficar olhando e mandando indiretas através da internet, seja indiferente e tenha consciência que remoer só vai te machucar mais.

Não busque informações com amigos, tente mostrar sua indiferença e tente sentir isso de verdade. Evite encontros e telefonemas, cortar a relação por completo é a melhor forma de esquecer. Lembre-se que o contrário do amor não é a raiva e sim, a indiferença.

3 – Não pense em vingança

Se você quiser dar o troco, não escolha a mesma moeda, porque quem vai se sentir pior é você mesma e não ele. Invista na sua felicidade, foque na sua vida e naquilo que te faz bem. Isto não vai aliviar sua dor de imediato, mas a longo prazo, tenho certeza que será a melhor opção. Não gaste tempo e energia pensando em uma forma de fazer o outro sofrer, isto não vai fazer você sofrer menos.

4 – Seja grata

Independentemente do que tenha acontecido, agir com gratidão irá iniciar uma transformação positiva na sua vida. Ao invés de ficar lamentando o tempo todo pela traição, pense que depois que tudo isso passar, você vai se sentir bem melhor e se reencontrar.

Tenho certeza que depois disso você irá sofrer uma mudança positiva no seu estado de espírito, pois agora é a hora de alimentar o ego e erguer esta autoestima. A dica é construir ou reconstruir uma história de amor com você mesmo.

4 – Não tente entender o porque

Ficar perdendo tempo em tentar descobrir o porquê isso aconteceu, porque ele fez isso e o que o levou a fazer, não vai resolver o seu problema. O que importa neste momento é encarar a situação de frente e tentar superar.

5 – Aceite o fato

Encarar de frente o que aconteceu é um grande passo para livrar-se dessa dor. Quando estamos tristes, a tendência é culpar, brigar, fugir ou ficar buscando explicações para o que aconteceu. Quando vivenciamos a dor fica mais fácil de superá-la. Então não tem saída, o negócio é encarar o problema de frente. Aceite e pronto. Bola para frente.

6 – Cuide de sua autoestima

Estudos mostram que o período que vem depois de uma separação, é onde apresentamos os mais baixos índices de autoestima. A primeira coisa que eu tenho para te falar sobre esse assunto é que autoestima não está relacionada a imagem nem a padrões. Ela está relacionada a vivência de cada um e moldada por fatores internos e externos.

Por isso para elevar sua autoestima nessa fase procure fazer coisas que te façam bem. Saia com amigos, procure atividades novas, ouça música que você curte, faça exercícios, dance, mude o penteado, pinte o cabelo, mude seu estilo de vida, enfim, tudo que você tenha vontade e te faça se sentir melhor por dentro e por fora.

7 – Procure estar com amigos

Nada melhor que umas boas risadas com os amigos para esquecer uma traição, não é mesmo? Não esqueça que também existe troca afetiva entre amigos e o carinho deles na hora de superar uma traição é fundamental. Procure seus amigos, faça coisas legais, fale sobre outros assuntos, escute outras histórias, tenho certeza que isto te fará muito bem.

8 – Perdoe

Lembre-se que o ato de perdoar não quer dizer que você está aceitando o que foi feito para você, simplesmente você não quer viver amarrada neste assunto.

Grande parte das mulheres passam anos esperando que o seu ex venha pedir perdão e mostre arrependimento pelo que fez. O tempo passa, ele já refez a vida dele, vive super bem e a mulher ainda esperando que ele volte para buscar o perdão, sem perceber que isso nunca vai acontecer.

O perdão não é um sentimento, é uma escolha e ele deve ser feito entre você com você mesma. No momento que você conseguir perdoar, você vai conseguir se livrar desse sofrimento e seguir a vida em paz sem aquelas amarras tão pesadas e dolorosas que impedem a gente de crescer como pessoa e entregar-se por inteiro para um novo relacionamento.

Por isso eu sou tão à favor do perdão, porque ele é para você e não para os outros.

9 – Procure ajuda

Se com tudo isso ainda está difícil de aceitar a situação, levantar a autoestima e perdoar de verdade, não hesite em pedir ajuda. A ajuda pode vir de uma amigo, da família ou de um terapeuta.

Uma ajuda profissional poderá te ajudar a descobrir os reais motivos de você se sentir culpada e ainda estar totalmente amarrada nesta situação, pois só assim você conseguirá se livrar deste sofrimento. Eu sei como te ajudar a superar uma traição. Para saber como podemos fazer isso, clique aqui e conheça o Programa que está ajudando milhares de mulheres a superar uma traição.

10 – Seja feliz

Depois que você conseguir entender que não tem culpa nenhuma de ter sido traída e perdoar seu ex parceiro de verdade, vai perceber que existem muitos motivos para ser feliz e que a felicidade estava tão perto de você só não podia ser vista.

Não desista do amor, ele existe e você tem todo o direito de viver isso novamente.

A traição realmente é uma das situações mais difíceis que encontramos em um relacionamento a dois e ela está cada vez mais presente, seja por homens ou por mulheres.

A traição tem o poder de gerar marcas de desconfiança e decepção muito fortes, que pode marcar para sempre a vida de uma família, portanto o caminho para superar uma traição pode ser árduo, mas será recompensador. Reserve sua vaga no 6° Workshop Como Reconstruir sua Vida Após a Separação aqui. 

Mas se depois da traição o casal resolver ficar junto? Será que existe vida a dois depois dessa atitude tão dolorosas? Será que é possível reconstruir essa relação? Tudo vai depender de vários fatores, entre eles os valores cultivados entre o casal, mas isso é assunto para um novo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para Qual e-mail Devo enviar o link para a série de 03 vídeos gratuitos?

Seus dados estão 100% seguros